Alta é sobre março de 2012; ante fevereiro deste ano, alta foi de 19,26%.
Entidade estima aumento de 3,5% nas vendas em 2013.
O faturamento real dos supermercados brasileiros cresceu 9,65% em março na comparação com o mesmo mês em 2012, informou nesta segunda-feira (29) a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que representa o setor no país.
Em relação a fevereiro, houve alta de 19,26%, enquanto no primeiro trimestre as vendas foram 3,53% maiores sobre um ano antes. A Abras estima aumento de 3,5% nas vendas em 2013.
O resultado do mês passado foi favorecido tanto em base trimestral quanto anual.
Tradicionalmente, as vendas costumam ser menores em fevereiro, marcado pelo carnaval e pelo fim do período de férias.
Ano a ano, o desempenho foi beneficiado pela comemoração da Páscoa em março. Em 2012, o feriado foi celebrado em abril.
Em termos de volume, as vendas dos supermercados caíram 1,6% no acumulado de janeiro e feveiro, o recuo é inferior ao registrado um ano antes, quando o volume de vendas havia caído 2,1%. A maior queda no primeiro bimestre ocorreu na cesta de higiene e beleza, de 3,5%, seguida por mercearia doce e salgada e bebidas alcoólica, com quedas de 3,1% e 3%, respectivamente.
Cesta de produtos
A Abras apresentou também os dados da cesta AbrasMercado, composta por 35 produtos de largo consumo e calculada pela GfK, que em março caiu 0,45% sobre o mês anterior, para R$ 355,16. Na relação anual, o valor da cesta aumentou 12,66%.
Os produtos com maiores altas em março ante fevereiro foram cebola (23,10%), tomate (11,94%) e leite em pó integral (6,17%).
As maiores quedas foram de carne traseiro (-7,34%), açúcar (-3,9%) e carne dianteiro (-3,7%).
Veículo: Portal G1 (29/04)