As vendas reais dos supermercados brasileiros caíram 1,33% em fevereiro na comparação com o mesmo mês em 2012, informou nesta quarta-feira a associação que representa o setor no país, Abras.
Em relação a janeiro, houve queda de 3,26% nas vendas, enquanto nos dois primeiros meses do ano o setor acumulou crescimento de 0,25% sobre o mesmo período de 2012.
O desempenho do bimestre está bem abaixo da estimativa da Abras de aumento de 3,5% nas vendas em 2013.
A associação apresentou ainda os dados da cesta AbrasMercado, composta por 35 produtos e calculada pela GfK, que em fevereiro subiu 2,25% sobre o mês anterior, para 356,75 reais.
FATURAMENTO
A entidade informou também que, no ano passado, o faturamento do setor alcançou 250 bilhões de reais, montante 11,4% maior ante 2011.
Se consideradas apenas as 20 maiores empresas do setor, o faturamento em 2012 foi de 155,7 bilhões de reais, também expansão anual de 11,4%.
As três maiores redes do Brasil --Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart-- mantiveram suas posições no ranking da Abras com faturamentos de 57,2 bilhões, 31,5 bilhões e 25,9 bilhões de reais, respectivamente.
O setor encerrou 2012 com 3.283 lojas, considerando as 20 maiores empresas.
Veículo: Folha de S.Paulo (29/04)