As vendas reais dos supermercados brasileiros registraram crescimento de 9,65% em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado. É o que revela um levantamento divulgado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) nesta segunda-feira (29).
Em comparação com o mês de fevereiro deste ano, a alta foi de 19,26%. No acumulado do primeiro bimestre, as vendas do setor supermercadista acumulam crescimento real de 3,53 %, na comparação com igual período de 2012. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, o indicador apresentou crescimento de 19,82% em março em relação a fevereiro de 2013 e alta de 16,92% quando comparado a fevereiro de 2012. O acumulado nominal, no bimestre, chega a 10,17%.
O bom resultado pode ser explicado pelo segundo melhor período de vendas do ano, a Páscoa (Marcelo Camargo/ABr) O bom resultado pode ser explicado pelo segundo melhor período de vendas do ano, a Páscoa (Marcelo Camargo/ABr)
Segundo melhor época
Sobre os dados, o vice-presidente da Abras, Márcio Milan, explica que as vendas ocorridas no período da Páscoa, considerado pelo setor o segundo melhor momento em venda do ano, permitiram extraordinário crescimento do indicador de vendas para o mês de março.
"Que se beneficia também do efeito deslocamento de data, pois no ano passado a Páscoa caiu na primeira semana de abril. Apesar da questão de sazonalidade, estimamos que os resultados continuem positivos e com tendência de estabilização deste patamar no decorrer do ano", finaliza.
Veículo: Infomoney (29/04)