A Abras divulgou nesta quarta-feira (29) em entrevista coletiva para a imprensa os indicadores do setor. De acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela entidade, as vendas reais do setor supermercadista acumulam alta de 1,65% entre janeiro e abril de 2013, na comparação com o mesmo período do ano passado. Márcio Nardi, gerente de Desenvolvimento de Negócios da GfK; João Sanzovo, primeiro vice-presidente da Abras, Flávio Tayra, gerente de Economia e Pesquisa da Abras e Fábio Gomes da Silva, gerente de Atendimento da Nielsen
Em abril, as vendas do setor supermercadista apresentaram queda de - 14,06% na comparação com o mês de março e queda de -3,84% em relação ao mesmo mês do ano de 2012. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram queda de - 13,58% em relação a março e, quando comparadas a abril de 2012, alta de 2,44%. No acumulado nominal do ano, as vendas cresceram 8,19%.
"O setor supermercadista continua confiante no bom desempenho das vendas neste ano, em que acumula resultados positivos nos quatro primeiros meses. As vendas no mês de Abril foram influenciadas pelos bons resultados da Páscoa de 2012, mas no decorrer dos próximos meses acreditamos que os indicadores sejam ainda melhores", afirma o primeiro vice-presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto.
Abrasmercado
Em abril, o Abrasmercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, apresentou alta de 0,79%, em relação a março deste ano, passando de R$ 355,16 para R$ 357,98. No acumulado do ano, o Abrasmercado apresentou crescimento de 4,74%.
Os produtos com as maiores altas em abril, na comparação com março, foram carne dianteiro, com 7,88%, batata, com 6,94%, farinha de mandioca, com 5,71% e leite longa vida, com 5,18%.
As maiores quedas foram registradas no tomate, com -6,27%; açúcar, com -3,72%, queijo prato, com -3,22% e óleo de soja com -2,67%.
Fonte: Redação Portal Abras