Empresas faturam mais no primeiro semestre, fazendo empresários manterem o otimismo
Diferente do restante do país, os supermercados catarinenses tiveram crescimento nas vendas do primeiro semestre deste ano.
Uma pesquisa da associação que representa o setor no Estado divulgada ontem revelou alta de 5,53% no período. Levantamento similar feito pela associação nacional mostrou, contudo, queda de 1,6% no resultado das vendas no Brasil.
Segundo a pesquisa da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) feita com cerca de 50 empresas de todos os portes e regiões do Estado, as vendas em junho subiram 4,75% em relação ao mesmo mês de 2012. Mas no comparativo com maio deste ano, junho registrou queda de 2,48% nas vendas. Todos os resultados descontando a inflação dos respectivos períodos medida pelo IPCA.
O presidente da Acats, Atanázio dos Santos Netto, disse em nota para a imprensa que o resultado ficou dentro da meta prevista pelo setor. No início do ano, a previsão era de crescimento em torno de 5%.
Na última década, de acordo com a associação, este foi o quarto melhor resultado para o período, ficando atrás apenas de 2008 (alta de 8,88%), 2010 (+ 5,94%) e 2012 (+ 6,21%). A mesma pesquisa apurou a expectativa dos empresários para o restante do ano – 80% mantém a esperança de um resultado acima de 5%.
A Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) informou que o resultado negativo do setor no país foi puxado, principalmente, pela queda nas vendas da categoria bebidas alcoólicas (-5,7%) e não alcoólicas (-2,2%), que representam, juntas, cerca de 20% do indicador. Este é o segundo semestre seguido com desempenho negativo. Em 2012, os primeiros seis meses do ano apresentaram recuo de 0,2% em relação a 2011.
Veículo: Diário Catarinense