Supermercados crescem acima do esperado em 2013

Leia em 2min

Com resultados positivos nas vendas acumuladas de janeiro a agosto, que registraram alta de 4,95%, o setor supermercadista acaba de rever para cima suas expectativas de crescimento. Inicialmente, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) previu para 2013 crescimento real para o setor de 3,5%. Mas, o tilintar das registradoras fez a previsão subir para 4%.

“As notícias são boas e o setor está otimista. Vários fatores positivos contribuíram para esse crescimento de vendas em agosto, como a manutenção do nível de emprego e a geração de postos de trabalho. Além disso, o cenário econômico é bom, com a inflação sob controle”, afirma o vice-presidente da Abras, João Sanzovo.

Em agosto, as vendas do setor apresentaram alta de 0,90% na comparação com o mês anterior e crescimento de 10,70% em relação ao mesmo mês do ano de 2012. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Ampliado) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

REGIÃO - De acordo com pesquisa socioeconômica realizada pelo Inpes (Instituto de Pesquisas) da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), as famílias do Grande ABC gastam 25,3% da sua renda em alimentos, higiene pessoal e limpeza. “Não temos os dados do quanto deste montante é efetivamente gasto nos supermercados, mas o que nossas observações indicam é que cada vez mais as famílias vêm concentrando seus gastos nos supermercados”, diz o coordenador do Inpes, Leandro Prearo. “Hoje, as grandes redes oferecem nas suas lojas padaria, açougue, peixaria, feira, farmácia – todos itens que antes eram comercializados por estabelecimentos especializados – e ainda oferecem cartões de crédito próprios, que facilitam o financiamento. Tudo isso atrai mais gente para os supermercados”, analisa.

 NOVOS HÁBITOS - O coordenador lembra que o próprio processo inflacionário faz com que o consumidor busque sempre os melhores preços na tentativa de fazer o seu dinheiro render mais. “Nesse aspecto, os supermercados levam dupla vantagem: eles podem oferecer mais promoções porque compram grandes quantidades e conseguem preços melhores junto aos seus fornecedores, e também porque investem mais em publicidade, o que leva para as suas lojas gente interessada nos preços que viu nos anúncios”, analisa.

Para Prearo, portanto, o aumento das vendas nos supermercados não necessariamente significa que seja reflexo exato de aumento de renda da população.



Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Abras revê Previsão de Crescimento para este ano

  Veículo: Correio Popular...

Veja mais
Vendas nos supermercados crescem em agosto

As vendas do setor de supermercados apresentaram alta de 0,9% em agosto, em relação ao mês anterior ...

Veja mais
Supermercados crescem acima do esperado e 2013

    Veículo: Diário do Grande ABC...

Veja mais
Vendas têm crescimento em agosto

Alta foi de 0,9% em relação a julho e de 10,7% em comparação ao mesmo mês de 2012 Um ...

Veja mais
Vendas nos supermercados deverão ser maiores neste ano, afirma associação

    Veículo: Jornal Agora...

Veja mais
Salto de Vendas nos supermercados

    Veículo: Diário do Comércio - SP...

Veja mais
Abras aponta expansão de 10,7% no país

As vendas reais do setor supermercadista registraram crescimento de 10,7% em agosto em relação a igual m&e...

Veja mais
Vendas dos supermercados no Brasil sobem 10,7% em agosto ante 2012

Entre janeiro a agosto, as vendas subiram 4,95% na comparação com igual etapa de 2012As vendas reais dos s...

Veja mais
Vendas reais dos supermercados aumentam 0,9% em agosto, aponta Abras

 As vendas do setor supermercadista subiram 10,7% em agosto, na comparação com o mesmo período...

Veja mais