Setor eleva projeção graças ao aumento da massa salarial e à desoneração dos produtos da cesta básica
A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) manteve ontem a projeção de ampliar as vendas do setor
entre 4% e 4,5% no fechamento de 2013. A previsão indica melhora na expectativa dos empresários em relação ao começo do ano, quando a estimativa era de aumento em torno de 3,5%, abaixo do índice registrado em 2012 (5,3%).
“A gente sente que há um aumento da massa de rendimentos [influenciando no crescimento das vendas], mas também tem todo o esforço do governo com relação aos produtos da cesta básica”, explicou o vice-presidente da associação, Márcio Milan. Ele se referiu à desoneração fiscal dos produtos da cesta básica que, segundo o executivo, tem ajudado a elevar as vendas desde o início do segundo semestre. Em setembro, o faturamento do setor superou em 4,94% o acumulado nos nove primeiros meses do ano passado. O economista Flávio Tayra esclareceu que o setor tem obtido bons resultados em razão da estabilidade na taxa de desemprego e do aumento de 2,8% da massa de rendimento em comparação a igual mês do ano passado.
A associação também divulgou levantamento feito sobre a variação de preços da cesta básica formada por 35 produtos, na qual foi verificada queda de 0,92%, passando de R$ 355,85 para R$ 352,57. Entre as cinco regiões pesquisadas, houve elevação em duas: Norte (0,37%) e Sudeste (0,75%). A região que mais influenciou o resultado médio foi o Centro-Oeste, com diminuição de 2,73%. Neste caso, a queda foi puxada por Brasília, onde ocorreu forte redução do preço da carne.
LEITE
Em todas as regiões, as maiores altas afetaram os seguintes produtos: leite em pó integral (3,77%), o que é atribuído à queda na produção; farinha de trigo (3,41%), associada
à quebra de safra e maior dificuldade na importação; frango congelado (2,28%) e queijo muçarela (2,08%).
Em sentido oposto caíram os mpreços da batata (-21,64%), cebola (-12,43%), tomate (-11,94) e feijão (-7,60%).
Veículo: Jornal Todo Dia