Apesar de registrar alta esse é o terceiro mês consecutivo o setor pessoense apresentou crescimento menor que no país
O faturamento dos supermercados e mercadinhos da Região Metropolitana de João Pessoa registrou alta de 4,22% em outubro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Mas, pelo terceiro mês consecutivo o setor pessoense apresentou crescimento menor que no país (7,93%). A queda no poder de compra, a oscilação do dólar e a inflação dos alimentos podem ter influenciado a retração no consumo e, consequentemente, repercutido no desempenho do segmento na capital paraibana. A expectativa dos empresários é que haja recuperação nas compras no mês de dezembro com crescimento de 10% nas vendas de ceia natalina.
Os valores foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já no acumulado dos dez meses de 2013, os supermercados e mercadinhos da Região Metropolitana de João Pessoa apresentaram alta de 5,73%, um pouco maior que a do país (5,23%).
O presidente da Associação dos Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo, afirmou que o crescimento no faturamento do mês de outubro está associado à chegada de um dos períodos mais quentes do ano, o verão, que atrai mais turistas e aumenta o consumo da população.
Com relação à retração percebida no desempenho do setor a cada mês, Cícero disse que o comum é o Nordeste crescer acima da média nacional, mas a esperança é que as vendas natalinas tragam mais fôlego na área supermercadista. “Às vezes um mês vende melhor do que outro, fazendo com que no acumulado do ano a gente fique acima da média nacional. Mas a tendência é que em dezembro os empresários consigam atingir vendas que superem o índice nacional”, destacou o presidente da ASPB.
O gerente comercial e de operação da rede Menor Preço, Anderson Melo, contou que está percebendo queda nas vendas ao longo deste ano, mas espera maior saída de produtos em dezembro.
CEIA É APOSTA PARA ALTA
Os supermercadistas da capital estão apostando nas vendas dos principais produtos da ceia natalina como panetones, queijo-do-reino, aves e vinhos para alavancar o faturamento em dezembro. Mesmo esperando maior consumo no período, empresários do ramo afirmam que a alta deste ano será menor até 50% do que as vendas natalinas de 2012. “O aumento de dezembro, em comparação ao ano passado, será pequeno e esperamos que ele cresça apenas 10%. Isso porque o aumento do dólar, que incide sobre os itens importados, e a retração no consumo percebida este ano devem influenciar esta projeção”, explicou o presidente da ASPB, Cícero Bernardo.
O gerente comercial e de operação da rede Menor Preço, Anderson Melo, confessou que as vendas em dezembro de 2012 sobre a mesma época de 2011 expandiram 20%, mas no Natal deste ano o desempenho deverá cair pela metade.
“Esperamos um crescimento menor, de 10%, pois o consumo caiu."
Veículo: Jornal da Paraíba(19/12)