64% dos supermercadistas acreditam que as vendas da PÁSCOA 2014 serão superiores às de 2013
A Pesquisa PÁSCOA, realizada anualmente pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), e divulgada hoje (19) pela entidade, aponta que, em média, os supermercados esperam crescimento de 7,2% nas vendas de produtos de Páscoa este ano, em comparação com 2013. A época é considerada o segundo melhor período do ano em vendas para o setor, superado apenas pelo Natal.
O levantamento também mostra que 64% dos supermercadistas acreditam que as vendas da PÁSCOA 2014 serão superiores às de 2013 e apenas 8% apostam em vendas no mesmo patamar do ano anterior. De acordo com o presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, Sussumu Honda, as perspectivas para a data são as melhores, e o momento é de grande importância para o setor.
“No ano passado, nesta mesma época a expectativa era similar, de 7,1%, e depois foi superada chegando próximo aos 10% de crescimento. Esperamos que este ano os resultados também nos surpreendam positivamente. A data é uma grande oportunidade para vender além dos produtos típicos, como os ovos de chocolate e as colombas, mais frutas, peixes, especialmente bacalhau, bebidas, como vinhos, por exemplo, enfim, tudo para tornar a reunião das famílias mais agradável”, destaca.
Todos os produtos pesquisados tiveram aumento de encomenda pelos supermercados junto aos fornecedores em relação a 2013, os peixes em geral são os produtos com maior crescimento (8,2%), seguido de cervejas (7,8%), refrigerantes (5,6%) e chocolates (5,6%). Assim como importados em geral (5,5%), bacalhau (4,7%), Ovo de Páscoa em geral (4,6%), azeites (4,5%), vinhos importados (4%), vinhos nacionais (1,6%) e colomba pascal (0,3%).
Na comparação de preços com a PÁSCOA de 2013, todos os produtos analisados também apresentaram aumento de preço, que foi em média de 5,5%, segundo os varejistas consultados pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS. Os Ovos de Páscoa apresentam a maior alta (7,9%), seguidos por chocolates em geral (5,4%), cervejas (4,6%), refrigerantes (4,6%), peixes em geral (4,2%), colomba pascal (4,1%) e vinhos nacionais (3,7%).
Produtos importados em geral apresentaram alta nos preços de 9,2%. Nesse segmento o bacalhau foi o item que teve maior aumento (6,7%), em relação a 2013, seguido pelos vinhos importados (5,2%) e azeites (4,9%).
Veículo: Reuters (19/03)