Lojistas da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará farão negócios de até R$ 10 milhões
Mais de mil visitantes estiveram presentes no primeiro dia do Encontro de Supermercados do Sertão, nessa quarta-feira (23), na cidade de Patos. A maioria do público é de lojistas de redes de supermercados que podem fechar negócios de até R$ 10 milhões durante 12 meses. Durante a abertura do evento, na agência do Sebrae em Patos, houve a apresentação e convite da Feira do Empreendedor 2014, que ocorrerá de 15 a 18 de maio, em João Pessoa.
Os empresários participaram primeiro da palestra “Conheça o comportamento do seu cliente”, com a economista, especialista em varejo e relacionamento das marcas com o consumidor, Fátima Merlin. Dicas importantes foram passadas, como atrair o cliente com novos conceitos. Uma das tendências deste setor é o consumo segmentado pelo sexo. Os participantes puderam aprender sobre novos termos, como o shopper, que é o cliente de varejo.
O diretor financeiro do Sebrae Paraíba, Ricardo Madruga, falou do cenário econômico atual no Estado. Segundo ele, o setor atacadista do Nordeste está crescendo mais do que em outras regiões. “A mudança econômica no Brasil tem sido muito rápida e o setor de supermercados é um dos que mais avançam devido ao associativismo que motiva as redes e faz o empresário se destacar mais rápido nos negócios”, enfatizou.
Já o gerente do Sebrae em Patos, Aldo Nunes, acredita que o Encontro é um dos maiores do Sertão e estimula a interatividade entre os empresários, entre outros benefícios. “Temos uma boa parte das redes da Paraíba nesta região do sertão e pretendemos estender o apoio a toda e qualquer iniciativa de associativismo que possa surgir a partir das existentes”, comentou.
O evento conta com boa estrutura nos 44 estandes, inclusive a do Sebrae, que expôs produtos e serviços de dez empresas apoiadas em Patos e região. Os tipos de ofertas disponíveis para os supermercados no Encontro vão desde alimentos não perecíveis, aos serviços de climatização e informática.
O Encontro de Supermercados do Sertão tem o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Prefeitura de Patos, do Sebrae Paraíba, Fecomércio PB, Banco do Nordeste, Gráfica JB, São Braz, Riograndense Distribuidora, Totalnorte, Grupo Rio do Peixe e Nordil.
Associativismo - O presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Damião Evangelista, uma das realizadoras do Encontro, falou sobre as redes supermercadistas. Ele disse que o associativismo gerado a partir de uma rede de supermercados é uma prática atual e eficaz. “Temos oito grupos no Estado, cada um com mais de 20 lojas. Hoje, a rede serve de local de aprendizado das práticas dos supermercadistas. Principalmente para o microempresário, que só tem a aprender com os empresários de maior porte, já que eles atuam de maneira diferenciada com cliente de varejo”, informou.
Veículo: Paraíba Total