Pão de Açúcar faz aposta no setor alimentos

Leia em 2min 40s

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) acredita que vem ganhando participação de mercado este ano e aposta na continuidade da estratégia de competição por preço para aumentar ainda mais sua fatia no varejo de alimentos. Em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o diretor vice-presidente de Finanças, Christophe Hidalgo, avaliou que, embora o mercado supermercadista no Brasil esteja bastante desenvolvido, há espaço para conquistar maior market share.

O GPA não revela oficialmente qual é sua participação de mercado, mas no primeiro semestre de 2014 o varejo alimentar da companhia cresceu em ritmo superior à média do setor, conforme dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

De janeiro a junho, a receita líquida dos negócios de alimentos do grupo cresceu 13% e, considerando as vendas mesmas lojas (apenas unidades abertas há mais de um ano), a expansão foi de 6,5%. A elevação da receita bruta mesmas lojas foi superior a 8%. Já os dados da Abras, que só vão até maio, indicam alta de 1,62% nas vendas do setor supermercadista em cinco meses ante igual período do ano anterior. "A tendência do nosso market share é positiva, estamos ganhando espaço tanto no Multivarejo (negócio que inclui as bandeiras Extra e Pão de Açúcar) como em Assaí", disse Hidalgo.

Ao mesmo tempo, outros grandes do setor também têm expansão acima da média. O Carrefour reportou crescimento orgânico de 10% em vendas brutas no Brasil no segundo trimestre e de 8,3% no primeiro. O Walmart ainda não divulgou números de abril a junho, mas cresceu 4,4% nos primeiros três meses do ano no Brasil. É possível que redes estejam ganhando algum espaço sobre supermercadistas de menor porte.

O executivo do GPA reforçou a crença da companhia na estratégia que adota há um ano, de uma competição mais agressiva por preços, com vistas a elevar o volume de vendas e o tráfego nas lojas. Desde o segundo trimestre de 2013, o GPA reduziu preços de produtos mais intensamente e isso vinha impactando negativamente a margem bruta da companhia. De abril a junho deste ano, porém, a redução de margem bruta do negócio de alimentos na comparação anual foi menor, de apenas 0,4 ponto porcentual.

Para Hidalgo, alguns fatores tornaram este segundo trimestre atípico. A Páscoa em abril e a Copa do Mundo posteriormente alteraram o mix de produtos vendidos nas lojas. Ele reforça, porém, que a companhia segue acompanhando a concorrência regional em suas lojas e reagindo caso a caso. "Cada loja está em um entorno competitivo distinto e, para cada loja, é definida uma estratégia de preço segundo o cluster no qual se encontra", afirma.

Diante da continuidade da estratégia, Hidalgo afirma que é possível esperar que a empresa continue reportando impactos negativos na margem bruta, o que é compensado por reduções de despesas e diluição de custos fixos.

Para o segundo semestre deste ano, Hidalgo concorda que o cenário macroeconômico traz condições desafiadoras. Ainda assim, considera que a companhia está preparada para enfrentar qualquer ambiente. Ele acrescenta que, num prazo mais longo, a empresa confia no desempenho do consumo.



Veículo: A Tarde - BA


Veja também

ABRAS divulga resultados de vendas do primeiro semestre na quarta-feira

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulga na próxima quarta-feira, 30 de julho, o de...

Veja mais
Consumidor endividado prefere cortar orçamento pela compra de alimentos

Gerente de um restaurante em São Paulo, Maria Freitas, 33, entrou no financiamento de um apartamento há tr...

Veja mais
Pão de Açúcar aposta no setor alimentos

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) acredita que vem ganhando participação de mercado este an...

Veja mais
Ponta Grosa recebe mais um Hiper Condor

*Michele Suelen          Nova sede sede do Condor inaugurada no dia 24/7 ...

Veja mais
Redes de negócios e grandes indústrias dialogam em prol de novas oportunidades

Realizada na sede da ABRAS, reunião teve por objetivo viabilizar melhorias na relação entre o peque...

Veja mais
ABRAS divulga resultados de vendas do primeiro semestre nesta quarta-feira

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulga no próximo dia 30 de julho, quarta-feira, ...

Veja mais
Super Mix reúne empresários do varejo a partir de hoje em Pernambuco

A 9ª edição da Super Mix - Feira das Indústrias, Atacadistas, Distribuidores e Supermercadista...

Veja mais
Crescimento semestral deve ser puxado por algumas áreas

Mesmo após o primeiro semestre surpreender ao crescer 5,4% na comparação com igual período d...

Veja mais
SuperHiper é premiada pela Anatec

*Wagner Hilário   A revista oficial do setor supermercadista e da Associação Brasileira de S...

Veja mais