Em agosto deste ano sobre julho, as vendas do setor supermercadista brasileiro apresentaram crescimento de 2,53%. Já em relação ao mesmo mês de 2013, o desempenho foi levemente maior, com avanço de 2,63%.
Ainda e acordo com a pesquisa, no acumulado do ano as vendas cresceram 1,63% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os resultados são do Índice Nacional de Vendas divulgados na manhã desta terça-feira (30) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e já estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.
Para o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda, o resultado de agosto está de acordo com as previsões da entidade que são de continuidade das vendas positivas neste segundo semestre.
Uma de Honda para o aumento das vendas em agosto ante julho é que o mês contou com cinco finais de semana completos, o que impacta fortemente as vendas do setor. Outro fator citado por ele foi o cenário macroeconômico com a manutenção da taxa de desemprego em 5% em agosto, nível historicamente baixo.
“Estamos otimistas com as vendas do setor e esperamos que, principalmente depois de outubro, o consumidor fique mais estimulado a comprar com a proximidade das festas de final de ano”, projeta Honda.
Preços
No mês de agosto, o Abrasmercado registrou variação de negativa de 1% em relação a julho. O indicador monitora uma cesta de 35 produtos de largo consumo como alimentos, incluindo cerveja e refrigerante, higiene, beleza e limpeza doméstica. No mesmo período, o índice IPCA/IBGE apresentou variação de 0,25%.
Veículo: Site Super Minas (30/09)