Lombo e tender suínos, além de bebidas, peru e panetone, puxam as vendas para cima no período de Natal
São Paulo. O crescimento de vendas em supermercados de produtos típicos de fim de ano deve mostrar ligeira baixa em relação ao desempenho estimado para o período em 2013, em meio à desaceleração do faturamento do setor em ano de fraca atividade econômica.
A expectativa é de alta de 14,1% (incluída a inflação) na venda dos itens do período natalino - que ganha força a partir da segunda semana de dezembro - , contra estimativa de 14,9% , feita para igual etapa do ano passado. A projeção foi feita ontem, é da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Apesar do ligeiro recuo, o presidente do conselho consultivo da entidade, Sussumu Honda, classificou as projeções para este ano como positivas, depois que a Copa do Mundo e eleições interferiram na frequência de compras em supermercados no ano.
Lombo e tender
Em um grupo de nove produtos de época, a expectativa dos supermercadistas para 2014 só supera a de 2013 para a venda de lombo e tender, sendo menor para itens tradicionais como panetone, bebidas natalinas e peru. Para os produtos importados em geral, a perspectiva também é de menor crescimento de vendas em 2014, de 7,7 por cento contra projeção de 10 por cento no ano passado.
Segundo Honda, as expectativas podem ter sido afetadas pelo fato do desempenho de vendas no Natal do ano passado ter ficado abaixo do esperado. A Abras não divulga o resultado para o período de festas de fim de ano especificamente, mas em dezembro cheio as vendas reais tiveram crescimento de 2,87%, na comparação anual, em avanço inferior ao apresentado em meses anteriores.
Setor quer mais
"Queremos mais este ano, crescimento do ano passado foi muito ruim", disse Sussumu, estimando alta de 4% a 5% para as vendas de dezembro neste ano, sobre a já mencionada base fraca de 2013. Em setembro somente, as vendas reais dos supermercados no Brasil subiram 2,91%, sobre igual mês do ano passado, mas caíram 4,86%, em relação a agosto, que contou com menos fins de semana.
O resultado surpreendeu positivamente a Abras, que agora vê a possibilidade do crescimento anual superar sua estimativa anterior de 1,9%, que havia sido ajustada para baixo em agosto. "Setembro fez sinalização boa", afirmou Honda, com sentimento mais positivo para o último trimestre após as eleições.
OPINIÃO
Expectativas são positivas
O mercado varejista tem respondido muito bem este ano, de forma que não teríamos, nem temos nenhum motivo para não projetarmos um fim de ano excelente. Nossas projeções de vendas, em volume, são otimistas, acima de 10%, em relação a quantidade adquirida e vendida no período natalino passado, e até superior a expectativa nacional (de 14,1%, podendo chegar a 18% se incluirmos a inflação anual (em torno de 7%, em 2014. Falo especificamente em relação ao Mercadinhos São Luiz, que, este ano, deve fechar dezembro com 14 lojas. Recentemente inauguramos uma loja na (avenida) Barão de Studart; no dia 10 próximo, vamos inaugurar a do Shopping RioMar e estamos correndo para abrir a da Santos Dumont, no bairro Papicu. Ao contrário dos demais supermercados instalados na área, esta da Santos Dumont vai absorver o público que vem da praia para casa, para a Aldeota. Aquela região do Papicu, do Cocó, nos interessa muito, por isso estamos abrimos mais uma unidade lá. Esse portanto, tem sido um ano sobre o qual não podemos reclamar e cujos resultados não nos permite pensar diferente de um fim de ano muito bom. Não há porque pensarmos o contrário. As expectativas são muito boas.
Severino Ramalho Neto
Diretor do Mercadinhos São Luiz
Veículo: Diário do Nordeste