Consumidor busca itens mais baratos neste Natal, afirma Abras

Leia em 1min 30s

Para dezembro de 2014, a entidade acredita que as vendas podem crescer entre 4% e 5% na comparação anual

 



A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) considerou que são otimistas as perspectivas para vendas do setor no Natal, embora haja cautela maior do que no ano anterior. Pesquisa da entidade com dados sobre encomendas feitas pelo varejo à indústria revelam que a perspectiva de alta é maior para categorias menos sofisticadas, como cerveja e refrigerante.

Na avaliação do presidente do conselho consultivo da entidade, Sussumu Honda, também nas festas de fim de ano já se reflete tendência do consumidor de migrar para itens de menor valor agregado e procurar menos os produtos "premium".

"Certamente este ano se aposta um pouco mais na questão de produtos com preços mais acessíveis. Por exemplo, em bebidas e até mesmo em proteínas animais se buscam produtos com preços mais acessíveis", declarou Honda. Segundo a Abras, a estimativa para o Natal é de crescimento mais acelerado que no ano passado de venda de cervejas e refrigerantes, enquanto bebidas natalinas vinhos importados e panetones tendem a desacelerar.

Ainda assim, a Abras considera que as vendas de dezembro este ano podem superar as do ano anterior. Em 2013, apesar de expectativas positivas dos varejistas para o Natal terem elevado encomendas à indústria, as vendas realizadas foram fracas. Em dezembro daquele ano houve alta de 2,87% nas vendas reais ante o mesmo mês de 2012.

Para dezembro de 2014, a Abras acredita que as vendas podem crescer entre 4% e 5% na comparação anual.

Uma explicação é que no ano passado houve uma deterioração no cenário mais ao final do ano apesar de um ritmo que vinha sendo positivo para o setor em meses anteriores. Desta vez, o setor já reportou números mais modestos de crescimento ao longo de 2014 e não acredita numa deterioração.



Veículo: Site D24am


Veja também

Vendas de supermercados no Brasil sobem 2,91% em setembro sobre um ano antes, diz Abras

As vendas reais dos supermercados no Brasil cresceram 2,91 por cento em setembro ante igual mês do ano passado, e ...

Veja mais
Vendas de supermercados caem 4,86% em setembro

Jornal GGN - As vendas dos supermercados de todo o país, em valores reais, cresceram 2,91% no mês de setemb...

Veja mais
Vendas reais nos supermercados crescem 2,91% em setembro, aponta Abras

As vendas reais dos supermercados em setembro subiram 2,91% em relação ao mesmo mês de 2013. O &iacu...

Veja mais
Supermercados no Brasil esperam vendas mais modestas no fim de ano

O crescimento de vendas em supermercados de produtos típicos de fim de ano deve mostrar ligeira baixa em rela&cce...

Veja mais
Supermercados relatam maior procura por água

Redes já reportaram à associação do setor que o aumento da demanda se refletiu em alta nos p...

Veja mais
Vendas de supermercados caem 4,86% em setembro

Os números consideram os valores deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) Cam...

Veja mais
Supermercados esperam alta de 14,1% nas vendas de Natal

A pesquisa da Abras projetou aumento de vendas de 13,8% para panetones no final do ano   Os supermercados esperam...

Veja mais
Supermercados à espera do Natal

O crescimento de vendas em supermercados em 2014 pode passar de 1,9% segundo projeções do setor - o que n&...

Veja mais
Cautelosos, supermercados reduzem estoques para Natal Alimentos

Mesmo com a perspectiva de vendas 14,1% maiores em dezembro, redes diminuem os pedidos a indústrias para evitar f...

Veja mais