Com a proximidade do Natal e das Festas de Final de ano, os supermercados começam também a se preparar para essa, que é sem dúvida, a melhor data em vendas para o setor. Mesmo com o moderado crescimento da economia brasileira, o setor supermercadista continua otimista em relação as vendas de final de ano.
Segundo a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o setor supermercadista brasileiro espera crescimento de 14,1% nas vendas de produtos típicos durante o período de festas de final de ano, em relação à mesma época em 2013, de acordo com a Pesquisa de Natal Abras 2014. O setor acredita ainda, que o consumidor privilegie a comemoração com os seus familiares e amigos em torno de uma ceia farta e elaborada, em detrimento a outros itens que somente expressam o consumo por si mesmo.
As expectativas do setor refletem otimismo semelhante ao apresentado no ano anterior, na qual a projeção de vendas estava em torno de 14,9%. Supermercadistas de todo País aumentaram as compras de quase todos os produtos de Natal. A cerveja deverá puxar ocrescimento das vendas durante o período natalino, algo em torno de 16,8% de acordo com a Pesquisa.
O mês de dezembro tradicionalmente apresenta uma venda 35% maior do que os demais meses do ano, consequência do 13º salário. Com isso, a Apras – Associação Paranaense de Supermercados estima que o setor irá absorver cerca de R$ 1,6 bilhões dos cerca de R$ 7,1 bilhões a serem injetados na economia do estado. O crescimento nominal dos supermercados em 2014 deve fechar na casa dos 5,9% acompanhando a tendência do setor no Paraná, conforme os dados consolidados pela Apras / Nielsen até outubro de 2014. Em termos nacionais o setor supermercadista cresceu 8,15% de janeiro a setembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Índice Nacional de Vendas Abras, demonstrando uma recuperação, já que no mês anterior o crescimento foi de 7,94%.
Outra característica importante, é que os supermercados vem crescendo suas vendas para o consumidor que procura um presente, como brinquedos e produtos do bazar, e não apenas para os alimentos e bebidas, principalmente em produtos com menor valor agregado. “Forma de pagamento, variedade e principalmente a possibilidade de encontrar o presente durante o período tradicional de compra, otimizando seu tempo, é um grande atrativo para o cliente”, salienta o presidente da Apras, Cesar Moro Tozetto. Segundo o presidente da instituição, a exemplo de anos anteriores, metade dos presentes comprados na véspera do Natal serão adquiridos nos supermercados, estimando que 35% de todos os presentes serão comprados nos supermercados paranaenses. Já para alimentos e bebidas, 85% dos itensserão adquiridos nos supermercados.
Na mesa do consumidor durante as tradicionais ceias das festas de final de ano não pode faltar o tradicionalPanetone, carnes natalinas e o brinde com Espumante.
Panetone – Segundo a Nielsen, o estado vende 34% a mais do que a média Brasil de Panetones. A venda de Panetones nos supermercados paranaenses representa 0,41% do total das categorias, ou seja, em 2014 algo aproximado a R$ 108 milhões, sendo que no período do Natal (dezembro) acontece 54% desta venda. Segundo a pesquisa Abras (nacional), a expectativa de crescimento nas vendas de Panetone é de 13,8%.
Espumante – O Estado do Paraná acompanha amédia de vendas do Brasil, representando 0,17% da categoria, aproximadamente R$ 33 milhões / ano. É um produtos que vem crescendo sua participação, evoluindo da sidra para o espumantes, onde a indústria nacional tem destaque com produtos premiados a nível internacional. Segundo a Pesquisa de Natal Abras (nacional), a expectativa de crescimento nas vendas das bebidas natalinas é de 13,6%.
Carnes natalinas – segundo a Abras, a expectativa do crescimento de vendas nacional é de 10,4% para peru e 9,3% do chester. Já o lombo suíno apresentou o maior crescimento de vendas, na marca de 15,5%. O aumento do preço acima da inflação, justifica-se pelo incremento da margem ICMS calculada pelo Governo (Substituição Tributária) e reflexos de exportação destes produtos para Rússia em razão do boicote internacional a este país.
Empregos - Em relação as vagas temporárias, características nesse período, devem ser criadas no Paraná cerca de 1,8 milvagas no setor para o período de Natal, Ano Novo e férias de verão. “Pelo menos 20% destes funcionários deverão ser efetivados”, projeta Tozetto.
Comportamento do Consumidor
O consumidor frequenta os supermercados por mês na capital paranaense, em média sete vezes – uma frequência elevada, sendo concentrado na classe AB1 e B2 e nas regiões centrais da cidade. Esse é um dos resultados apresentados pela Diferencial Pesquisa a respeito do comportamento do consumidor em relação aos supermercados em Curitiba.
Segundo a pesquisa 39% dos consumidores buscam ofertas e promoções nos supermercados, 38% conveniência, 16% na qualidade dos produtos. Dos entrevistados, 46% não realiza compras grandes e busca o abastecimento semanalmente, 25% realiza apenas uma compragrande e não vai aos supermercados durante o restante do mês, e 29% faz umacompra grande, normalmente com produtos de limpeza e cesta básica e abastece semanalmente a casa com produtos de outras seções.
Sobre o quesito satisfação dos supermercados em Curitiba, 71% dos entrevistados estão satisfeitos sem restrições e apenas 14% encontram-se insatisfeitos. O destaque na satisfação mencionado na pesquisa é relacionado aos tamanhos das lojas, facilidade de estacionar e a facilidade de localizar os produtos. Para os consumidores, os supermercados apresentam um bom desempenho nos quesitos limpeza, disponibilidade de marcas e produtos e frutas e verduras.
Números do Setor no Paraná
Segundo a Associação Paranaense de Supermercados, o setor deverá finalizar o ano de 2014 com os seguintes números :
Faturamento: R$ 19,6milhões
Número de lojas: 3,4 mil
Número de empregados diretos: 77,1 mil
Veículo: Paraná Shop