Homenageados da medalha Grandes Amazônidas, em Manaus
O presidente da ABRAS, Fernando Yamada, recebeu a medalha Grandes Amazônidas, no último dia 20/3, em Manaus. A premiação é uma honraria da ONG PanAmazônia, à personalidades, empresas e instituições que contribuíram com o fortalecimento regional e a promoção do bem comum dos povos da Amazônia Continental. O evento, realizado na sede da Federação do Comércio (Fecomércio/AM), em Manaus, está em sua 6ª edição e premiou nomes importantes da região.
Os homenageados foram escolhidos pelo Conselho Diretor da PanAmazônia, composto por personalidades da Região Norte, a partir de rigorosos critérios. Além de Fernando Yamada, os agraciados de 2015 foram as empresas Brasjuta, J. Tadors & Cia. e Natura, os empresários José Azevedo; Moysés Israel, o poeta Elson Farias e o engenheiro César Dotto. Também recebeu a medalha a professora Ritta Haikal, conselheira da PanAmazônia; e Maria de Jesus Ramos.
Houve também homenagens in memoriam à ex-presidente do Conselho Permanente da Mulher da Associação Comercial do Amazonas, Magdalena Arce Daou, e ao comendador José Cruz, fundador do Grupo Magistral.
O presidente da PanAmazônia, Belisário Arce, ressaltou a importância da premiação. "A Associação PanAmazônia criou essa honraria há cinco anos. Ela é parte do cumprimento de nossa missão institucional, que é promover o 'pan-amazonismo', cujo o objetivo é a integração e a cooperação regional entre as sociedades e os povos amazônicos. Temos de valorizar a cultura e a gente de nossa terra. O propósito é reconhecer o trabalho e a dedicação daqueles que devotam sua vida para a promoção do bem comum dos povos amazônicos e desenvolvimento regional", explicou.
Premiações:
Jonathan Benchimol, diretor da Fogás e conselheiro da PanAmazônia entregou a horaria à Natura, utilizando como referência o seu balanço anual para destacar ações que comprovam o comprometimento amazônico da empresa. Recebeu a premiação Iguatemi Costa, que reconheceu as opções da empresa ao privilegiar a Amazônia.
O fundador do Grupo TV Lar, comendador José Azevedo, recebeu a honraria das mãos de Belisário Arce, e agradeceu, ressaltando que "a maior importância do gesto é o reconhecimento de uma organização dedicada ao homem amazônico, ao homem do interior, assim com o Grupo TV Lar".
Fernando Yamada, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), e diretor presidente do Grupo Y. Yamada, recebeu a premiação das mãos de Rosalía Arteaga, ex-presidente da República do Equador, e de José Seixas-Lourenço, ex-reitor da UFPA e da UFOPA, ambos conselheiros da PanAmazônia. Em suas palavras de agradecimento, salientou a importância das empresas da Amazônia se tornarem mais competitivas. "A missão de promover o crescimento da região é um compromisso da família Yamada já há três gerações".
O Conselho da PanAmazônia, formado por personalidades da Amazônia Continental, é que seleciona os contemplados anualmente. "Acho que nesses seis anos de prêmio nós temos conseguido fazer uma seleção bastante boa das pessoas que recebem a medalha. O principal critério é que o indivíduo, a instituição ou empresa tenham contribuído de forma concreta para o a promoção do bem comum dos povos da Amazônia ou para o desenvolvimento regional", afirmou Arce.
"Fico feliz em fazer parte do conselho e de participar dessa homenagem à personagens importantes da Amazônia. Eu tive a sorte e grande honraria de ser homenageada alguns anos atrás com a medalha e sinto que isto une as amazônias. Ela também faz com que nós sintamos a importância desse bioma, deste extraordinário cenário geográfico para o mundo", disse a ex-presidente do Equador e atualmente membro do conselho da PanAmazônia, Rosalía Arteaga Serrano.
Redação Portal ABRAS/ONG PanAmazônia