Supermercados faturam R$ 294,9 bi em 2014

Leia em 2min 50s

O grupo das cinco maiores redes movimentou cerca de R$ 153,9 bilhões no ano. As vinte maiores empresas do setor apresentaram uma alta de 10% no faturamento, totalizando R$ 189,4 bilhões

 



O varejo supermercadista brasileiro registrou alta real de 1,8% no faturamento em 2014, alcançando receita de R$ 294,9 bilhões no ano. No setor, o grupo das vinte maiores empresas cresceu de forma mais acelerada que a média. Juntas, elas tiveram alta de 10% no faturamento: R$ 189,4 bilhões

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que divulgou nesta terça-feira o Ranking 2015 das maiores redes, o grupo das cinco maiores empresas do setor se mantém inalterado, liderado pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA), na contagem que inclui as operações de varejo também as de eletroeletrônicos.

Apesar disso, se for considerado apenas o faturamento informado para o braço de varejo alimentar do GPA, a companhia muda de posição e volta a ocupar o segundo lugar, atrás do Carrefour. Walmart, Cencosud e Zaffari completam o grupo de líderes, que juntos tiveram faturamento de R$ 153,9 bilhões no ano.

Para 2015

A Abras acredita que este ano terá um menor ritmo de expansão das redes varejistas. O presidente do conselho consultivo da entidade, Sussumu Honda, considera que 2014 foi um ano forte em investimentos em lojas novas e que em 2015 as companhias devem se concentrar em buscar ganhos de produtividade.

Em 2014, as vinte maiores cadeias supermercadistas do Brasil saíram de 3,6 mil lojas em funcionamento para 5,53 mil. Embora os líderes Carrefour e Grupo Pão de Açúcar ainda falem em manter investimentos em expansão este ano, a Abras acredita que o setor tenderá a desacelerar.

Honda considera ainda que a nova realidade também pode ter impacto no cenário de empregos do setor. "O ciclo de criação de empregos na área formal não se esgotou, mas o que estamos vendo na indústria será refletido também no setor de serviços", diz.

Para ele, se não tem um processo de expansão tão forte, o investimento vai começar a partir para esse aspecto em vez de estar voltado para admissão de novos funcionários.

Inflação e vendas

Até o momento, a Abras mantém a projeção de crescimento de 2% real nas vendas do setor ao longo deste ano. "Tivemos mitos dados recentes revelando deterioração da economia, mas ainda vamos aguardar antes de revisar esse número", ressaltou Sussumu Honda, durante o anúncio do Ranking.

Para o executivo, a desvalorização do real ante ao dólar e os aumentos dos impostos em diferentes setores são questões que têm elevado os preços dos produtos nas gôndolas. "O ciclo de crescimento desde 2005 agora se enfraquece. Assim, temos muitos desafios, mas vemos que o brasileiro tende a reduzir gastos em outros segmentos e manter o consumo no varejo alimentar", espera.

Desempenho

Em fevereiro, as vendas acumularam 1,93%, ante ao mesmo período de 2014. Em valores reais do IPCA/IBGE, houve queda de -7,64% na comparação com o mês de janeiro e alta de 0,35% em relação ao mesmo mês do ano de 2014.

Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram queda de -6,51% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a fevereiro de 2014, alta de 8,08%. A maior alta foi puxadas por cebola, com 18,84%. A maior baixa foi impulsionada pela venda de batatas: queda de 11%.




Veículo: DCI


Veja também

Deputado Luiz Carlos Busato irá integrar a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo

Da esq. p/ dir. Alexandre Seabra, diretor de Relações Institucionais da ABRAS e o deputado ...

Veja mais
Pequeno varejo do interior vai enfrentar a força do 'atacarejo'

Troca de local. O menor poder de compra, o endividamento e o aumento da inflação deverão levar o co...

Veja mais
Supermercado: CE segue crescendo

As vendas em supermercados caíram 7,64% em fevereiro em comparação com janeiro. No entanto, em rela...

Veja mais
Vendas nos supermercados crescem 0,35% em fevereiro, aponta Abras

As vendas reais do setor supermercadista registraram alta de 0,35% em fevereiro em relação ao mesmo m&ecir...

Veja mais
Vendas em supermercados do Brasil sobem 0,35% em fevereiro, diz Abras

As vendas do setor supermercadista no Brasil cresceram 0,35 por cento em fevereiro ante a mesma etapa do ano passado, de...

Veja mais
Vendas em supermercados caem 7,6% em fevereiro, diz Abras

Na comparação com mesmo mês de 2014, vendas subiram 0,35%'As vendas refletem a realidade econô...

Veja mais
Vendas em supermercados caem 7,6% em fevereiro, diz Abras

Na comparação com mesmo mês de 2014, vendas subiram 0,35%'As vendas refletem a realidade econô...

Veja mais
Vendas em supermercados do Brasil sobem 0,35% em fevereiro, diz Abras

As vendas do setor supermercadista no Brasil cresceram 0,35 por cento em fevereiro ante a mesma etapa do ano passado, de...

Veja mais
Vendas em supermercados caem 7,6% em fevereiro, diz Abras

Na comparação com mesmo mês de 2014, vendas subiram 0,35%. 'As vendas refletem a realidade econ&ocir...

Veja mais