De janeiro a março, as vendas do setor supermercadista tiveram crescimento acumulado de 1,46%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo aponta o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras)
Tirando a inflação, as vendas cresceram 7,15% em relação a fevereiro e 0,57% na comparação com o mesmo mês do ano de 2014. Em valores nominais, as vendas do setor cresceram 8,56% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a março do ano passado, apresentam alta de 8,74%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 9,22%.
“Apesar de contar com parte das vendas da Páscoa, o crescimento sobre março de 2014 foi baixo e mostra a tendência do setor para este ano, de crescimento de vendas mais moderado. De maneira geral, o resultado acompanha o desempenho da economia neste ano em que se prevê o resultado negativo do PIB e um aumento da taxa de desemprego. Apesar desse cenário, as vendas do setor continuam positivas”, avalia o presidente da Abras, Fernando Yamada, em nota.
Em março, o Abrasmercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, pesquisada pela GfK e analisada pela associação, subiu 0,84%, passando de R$ 387,71 em fevereiro para
R$ 390,96 em março.
As maiores altas partiram de cebola (10,69%), ovo (6,64%), leite longa vida (5,54%) e tomate (4,62%). E as maiores quedas foram registradas por batata (-6,97), xampu (-2,14%), extrato de tomate (-1,07%) e leite em pó integral (-1,02%).
Veículo: Portal AZ (29/04)