Da esq. p/ dir. Secretário Marcelo Maia (MDIC), Paulo Solmucci Jr, presidente executivo da Abrasel, Deputado Manoel Junior e Fernando Yamada Da esq/ p/ dir/ Deputados Manoel Junior (PMDB), Rogério Marinho (PSDB), e Laércio Oliveira (SD). Fotos: Billy Boss
A 1ª reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE), reuniu 120 participantes entre deputados, senadores, autoridades do Poder Executivo, empresários do setor de Comércio e Serviços, e assessores parlamentares, ontem, quinta-feira (28/5), em Brasília. Organizada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), com apoio das entidades participantes da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), a reunião foi comandada pelo presidente da Frente, deputado Manoel Junior (PMDB). "Fizemos uma reunião excelente, com ampla participação dos colegas deputados da Frente, em que pudemos estar mais próximos do setor empresarial e assim traçar metas de trabalho para perseguir a Simplificação Tributária, que bem realizada, como colocou o economista Bernard Appy (palestrante da reunião), irá ampliar empregos e diminuir custos desnecessários para todos os brasileiros", afirma o deputado.
O presidente da Abras e coordenador da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), Fernando Yamada, parabenizou a coordenação executiva da Frente sob a presidência do deputado Manoel Junior e dos vices, deputados Rogério Marinho (PSDB), e Laércio Oliveira (SD), pela reunião e afirmou que o setor empresarial está agora ainda mais unido aos parlamentares para ativar o desenvolvimento do País. "Essa primeira reunião mostrou que essa Frente, que nos une em uma justa causa, tem muito a realizar pelo Brasil", afirmou Yamada, que na oportunidade enalteceu também o trabalho de Marcelo Maia, secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que junto com o Ministro Armando Monteiro tem realizado um importante trabalho para o desenvolvimento do setor.
Simplificação e transparência
O tema principal da pauta desta reunião é a Simplificação Tributária, com palestra do economista Bernard Appy, diretor de Políticas Públicas e Tributação da LCA Consultores e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.
Segundo o consultor o sistema tributário brasileiro é distorcido e cheio de regras e exceções, que complicam a aplicação e oneram os contribuintes. "Com uma reforma tributária, que simplifique a aplicação dos impostos, cada brasileiro poderia ficar 10% mais rico e consumir mais 10% de bens e serviços", afirmou. "O sistema tributário atual não é simples, não é neutro, não é transparente. Precisamos construir um sistema sem distorções e transparente para que todos saibam de fato quanto pagam, de forma simples e eficiente", complementou, dando diversos exemplos de mudar essa realidade e se colocando à disposição da nova Frente Parlamentar para apoiá-la nessa mudança - colaboração que foi imediatamente aceita pelo presidente da Frente, Manoel Junior.
Veja a cobertura completa dessa reunião na próxima Revista SuperHiper.
Redação Portal ABRAS