A taxa de desemprego e a diminuição das contratações estão afetando a massa salarial, a renda e, consequentemente, o consumo
São Paulo - As vendas do setor supermercadista tiveram crescimento real de 0,34% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo informou a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O indicador já está deflacionado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Na comparação com abril deste ano, as vendas reais caíram 2,53%. Já no acumulado dos primeiros cinco meses do ano, houve aumento de 0,59% ante igual período de 2014.
Em nota, o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda, ponderou que o setor tem atentado para a redução do potencial de consumo das famílias. "A taxa de desemprego vem subindo, e as contratações estão diminuindo, o que acaba afetando a massa salarial e a renda", destacou.
Em termos nominais, as vendas do setor caíram 1,81% em maio ante abril. Já na comparação com o mesmo mês de 2014, houve aumento de 8,84%.
Veículo: Portal Exame