Como os supermercados independentes de um a quatro check-outs encaram os desafios de 2015? É o que mostra o 5º estudo GfK Brasil sobre Mercado de Vizinhança, elaborado com exclusividade para a revista SuperHiper, publicação da ABRAS. A crise energética e a hídrica, o aumento de impostos, a desaceleração do consumo e as ameaças de inflação foram temas inseridos na pesquisa deste ano, que ainda traz o perfil das pequenas lojas espalhadas de Norte a Sul do País.
Realizado pela quinta vez consecutiva, o levantamento da GfK vem ano a ano mostrando avanços na especialização, profissionalização, gestão e nos resultados desta parcela do universo supermercadista brasileiro.
Este ano, novos desafios foram incorporados ao dia a dia dos empresários e o estudo buscou saber o quanto eles estão preocupados. Aumento de tributos, crise energética, inflação e queda no poder de compra dos consumidores ficaram no topo dos problemas que podem tirar o sono de quem comanda este negócio.
No entanto, o otimismo, menor do que a pesquisa passada apontava, se mantém presente, ao menos para 35,5% dos empresários. Eles acreditam que terão resultados superiores ao verificado em 2014. Dentre as ações desenvolvidas para atingir o objetivo estão, além de especialização, profissionalização, a busca de melhoria no relacionamento e maior interação com fornecedores.
A publicação completa do estudo está disponível na edição de junho da SuperHiper.
Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.
GfK
A GfK é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado do mundo. Possui mais de 13 mil especialistas com uma longa e vasta experiência em ciência de dados. Isso permite que a GfK forneça insights globais, combinados à inteligência de mercado local, em mais de 100 países. A empresa utiliza as mais recentes tecnologias e metodologias para entregar a seus clientes o melhor entendimento sobre as pessoas mais importantes do mundo: seus consumidores.
ABRAS
A Associação Brasileira de Supermercados integra todo o setor supermercadista no País, que hoje conta com quase 84 mil lojas em todo o território nacional. O setor, que faturou cerca de R$ 294,9 bilhões em 2014, é dos maiores empregadores do País, gerando 1,75 milhão de postos de trabalho diretos, segundo a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS).
Redação Portal ABRAS/SuperHiper