Pesquisa aborda desafios de 2015 para o pequeno varejo

Leia em 2min

 

 

Como os supermercados independentes de um a quatro check-outs encaram os desafios de 2015? É o que mostra o 5º estudo GfK Brasil sobre Mercado de Vizinhança, elaborado com exclusividade para a revista SuperHiper, publicação da ABRAS. A crise energética e a hídrica, o aumento de impostos, a desaceleração do consumo e as ameaças de inflação foram temas inseridos na pesquisa deste ano, que ainda traz o perfil das pequenas lojas espalhadas de Norte a Sul do País.

 

 

Realizado pela quinta vez consecutiva, o levantamento da GfK vem ano a ano mostrando avanços na especialização, profissionalização, gestão e nos resultados desta parcela do universo supermercadista brasileiro.
Este ano, novos desafios foram incorporados ao dia a dia dos empresários e o estudo buscou saber o quanto eles estão preocupados. Aumento de tributos, crise energética, inflação e queda no poder de compra dos consumidores ficaram no topo dos problemas que podem tirar o sono de quem comanda este negócio.

 

No entanto, o otimismo, menor do que a pesquisa passada apontava, se mantém presente, ao menos para 35,5% dos empresários. Eles acreditam que terão resultados superiores ao verificado em 2014. Dentre as ações desenvolvidas para atingir o objetivo estão, além de especialização, profissionalização, a busca de melhoria no relacionamento e maior interação com fornecedores. 
A publicação completa do estudo está disponível na edição de junho da SuperHiper.

 

Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.

 

GfK 
A GfK é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado do mundo. Possui mais de 13 mil especialistas com uma longa e vasta experiência em ciência de dados. Isso permite que a GfK forneça insights globais, combinados à inteligência de mercado local, em mais de 100 países. A empresa utiliza as mais recentes tecnologias e metodologias para entregar a seus clientes o melhor entendimento sobre as pessoas mais importantes do mundo: seus consumidores.

 

ABRAS
A Associação Brasileira de Supermercados integra todo o setor supermercadista no País, que hoje conta com quase 84 mil lojas em todo o território nacional. O setor, que faturou cerca de R$ 294,9 bilhões em 2014, é dos maiores empregadores do País, gerando 1,75 milhão de postos de trabalho diretos, segundo a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS).

 

 

 

Redação Portal ABRAS/SuperHiper


Veja também

Pesquisa demonstra relevância do código de barras no desempenho comercial e na gestão das empresas brasileiras

    Evento Brasil em Código, realizado pela GS1, em São Paulo   ...

Veja mais
Vendas aumentam 0,34 em maio

    Veículo: Jornal A Tribuna - Santos/SP...

Veja mais
Supermercados

      Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Abras projeta recuo das vendas no 2º semestre

    Veículo: Jornal do Comércio - RS...

Veja mais
Vendas nos supermercados crescem 0,34%

  Veículo: Jornal Correio Popular - Campinas/SP...

Veja mais
Vendas nos supermercados têm queda de 2,53% em maio

São Paulo - As vendas reais no setor supermercadista tiveram queda de 2,53% no mês de maio, na compara&cced...

Veja mais
Vendas supermercadistas perdem ritmo

São Paulo - As vendas do setor supermercadista tiveram crescimento real de 0,34% em maio na comparaç&atild...

Veja mais
Preços de cesta de itens básicos sobem 2,46% em maio, aponta Abras

Os preços de itens básicos nos supermercados brasileiros cresceram 2,46% em maio na comparaçã...

Veja mais
Abras: inflação e renda podem afetar vendas nos supermercados no 2º semestre

As vendas no setor supermercadista brasileiro vêm crescendo abaixo da média dos últimos anos e ainda...

Veja mais