São Paulo - As vendas reais do setor supermercadista registraram queda de 1,32% em julho em relação ao mesmo mês de 2014, de acordo com o Índice Nacional de Vendas divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Na comparação com junho deste ano, o indicador aponta avanço de 4,97%. Os índices já foram deflacionados pelo IPCA, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No acumulado dos primeiros sete meses de 2015, houve queda real de 0,2% nas vendas nas redes de supermercados que operam no País ante o mesmo período de 2014. Em valores nominais, o índice de vendas da Abras apresentou crescimento de 8,11% em julho em relação ao mesmo mês de 2014 e alta de 5,62% sobre junho deste ano.
Nas grandes redes, o menor desempenho em vendas mostrou-se mais evidente no segundo trimestre. Na chilena Cencosud o menor desempenho do Brasil afetou os resultados. No balanço a empresa informou que "ajustou sua previsão de fluxos para o Brasil com preocupações sobre a economia, que a levou a realizar baixa contábil no valor de seus ativos brasileiros".
Cesta básica
Os preços de itens básicos nos supermercados subiram em julho ante junho deste ano. A Abrasmercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK a pedido da Abras, apresentou alta de 0,82% em julho em relação ao mês anterior, passando de R$ 411,03 para R$ 414,40.
Na comparação com junho de 2014, o indicador cresceu 11,52%. As maiores altas foram de produtos como mussarela, que subiu 5,22%, massa sêmola espaguete, alta de 4,84%; farinha de mandioca, aumento de 4,72%; e xampu, de 4,37%. Já as maiores quedas incluem produtos como tomate, cujo preço recuou 4,62%; arroz, redução de 2,45%; margarina cremosa, queda de 2,07%.
Veículo: Jornal DCI