As vendas do setor supermercadista brasileiro caíram 1,56% na comparação com o mesmo mês do ano de 2014 em valores reais, ou seja, deflacionadas pelo IPCA/IBGE.
Com isso, o setor acumula queda real de 1,02%, de janeiro a outubro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2014, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).
Já as vendas em valores nominais apresentaram alta de 9,78% em outubro, em relação ao mês anterior e, quando comparadas a outubro do ano passado, alta de 8,21%. No acumulado, as vendas nominais cresceram 7,58%.
Segundo a ABRAS, esse resultado já era esperado pelo setor, devido ao aumento das taxas de desemprego, que vêm evoluindo desde o início do ano. “Com isso, a massa salarial acaba diminuindo gradativamente, afetando o consumo em todo o comércio, inclusive nos supermercados. Apesar de esperado, e previsto nas nossas projeções, esse resultado nos preocupa”, disse em nota em nota o vice-presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto.
Veículo: Portal No Varejo