As vendas do setor de supermercados em novembro, em valores reais deflacionadas pelo IPCA/IBGE, apresentaram queda de 4,31% na comparação com o mês de outubro, informou há pouco a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a igual intervalo de 2014, o recuo atinge 7,13%.
No acumulado do ano até novembro, as vendas apresentaram retração de 1,61%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram queda de 3,34% em novembro ante outubro e, quando comparadas a novembro de 2014, alta de 2,60%. No acumulado do ano, as vendas nominais cresceram 7,09%.
“Refletindo as dificuldades políticas e econômicas do país, em novembro as vendas dos supermercados mostraram recuo mais uma vez”, informa a associação em nota. “O alto nível de desemprego em novembro, da ordem de 7,5%, contra 4,8% no mesmo mês de 2014, fez com que o rendimento real do trabalhador apresentasse uma queda de 12,2% em um ano, o que influenciou fortemente o resultado do setor.”
No comunicado, o vice-presidente da Abras, João Sanzovo Neto, diz que os números negativos do setor estão em linha com a economia do país.
“Tanto a indústria quanto o setor de serviços deverão apresentar recuos fortes neste ano. Nossa expectativa é de que, no próximo ano, medidas importantes do ajuste fiscal sejam aprovadas e que finalmente comecemos a sair da crise e possamos retomar a trajetória do crescimento.” A retração em novembro em relação a igual mês de 2014 acontece mesmo com a entrada mais forte das lojas de supermercado no evento “Black Friday”, realizado no fim do mês passado — como é tradição. Grandes redes varejistas, como Extra, Walmart e Carrefour, fizeram mais ações em lojas físicas, em relação a 2014, para ampliar as vendas de produtos em oferta.
Veículo: Site Valor Econômico