Na visão da Abras, os dados setoriais refletem as “dificuldades políticas e econômicas do país”, incluindo a elevação da taxa de desemprego.
As vendas reais dos supermercados apresentaram queda de 7,13% no mês de novembro na comparação com igual período do ano passado, segundo o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O indicador já considera dados deflacionadas pelo IPCA.
Na comparação com outubro deste ano, as vendas reais tiveram queda de 4,31%. No acumulado de janeiro a novembro, a retração é de 1,61% ante igual período do ano anterior.
Na visão da Abras, os dados setoriais refletem as “dificuldades políticas e econômicas do país”, incluindo a elevação da taxa de desemprego. “Tanto a indústria quanto o setor de serviços deverão apresentar recuos fortes neste ano de 2015. A nossa expectativa é que no próximo ano medidas importantes do ajuste fiscal sejam aprovadas e que finalmente comecemos a sair da crise e possamos retomar a trajetória do crescimento”, afirmou em nota o vice-presidente da Abras, João Sanzovo Neto.
Levantamento de preços de 35 produtos de consumo, incluindo alimentos, bebidas e produtos de higiene, beleza e limpeza doméstica, aponta aumento de 4,2% no custo dos produtos em novembro, na comparação com o mês anterior. O resultado é impulsionado principalmente pelo preço da batata (45,57%) e do tomate (37,27%).
Veículo: Site O Tempo