Promoções deram impulso ao setor e devem ser mantidas em 2016, segundo a Abras.
As vendas do chamado autosserviço, modalidade do que inclui mercados de vizinhança, super e hipermercados, cresceram 1,4% no acumulado do ano de 2015 até outubro na comparação com igual período do ano anterior. Os dados são de pesquisa da consultoria Nielsen apresentada nesta quarta-feira pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
O crescimento em volume ocorreu enquanto o setor registrou queda na receita em 2015 em termos reais (descontada a inflação), segundo a Abras. O vice-presidente da entidade, Márcio Milan, afirmou que muitas das vendas do setor foram estimuladas por promoções, o que explica a expansão menor em receita. Ao mesmo tempo, segundo destacou a gerente de atendimento da Nielsen, Lenita Mattar, o setor segurou repasses de preço, sobretudo em itens industrializados.
Para Milan, as promoções tendem a continuar devido ao cenário mais fraco para as vendas. Com isso, o setor supermercadista deve continuar sentindo pressão sobre a rentabilidade. "Haverá redução de margem, não tem como fugir", disse o executivo.
Veículo: Site Revista Veja