O menor otimismo com relao s vendas fez os supermercados brasileiros reduzirem as encomendas de ovos de Pscoa em 2016, de acordo com dados da Associao Brasileira de Supermercados (Abras). Pesquisa da entidade apontou que caiu 7% o valor nominal da compra de ovos de Pscoa por parte dos varejistas junto aos fornecedores.
A queda ocorre mesmo com o preo mdio dos ovos de Pscoa tendo aumentado. Em termos reais, o recuo no valor das encomendas de ovos pelos supermercados de 12,6%.
O levantamento da Abras mostra que a expectativa dos varejistas vender menos este ano do que no mesmo perodo de 2015. Embora o preo no s dos chocolates como de outros produtos tpicos da poca estejam em alta, os supermercados esperam queda no valor nominal das vendas.
Em termos nominais, a expectativa dos supermercadistas de uma queda de 5,3% nas vendas de Pscoa como um todo ante o ano passado. Ao mesmo tempo, a Abras calcula que houve uma variao mdia de 7,8% no preo dos produtos, o que significa que, em termos reais, a expectativa de queda de 12,2% nas vendas.
O pessimismo atinge uma das maiores datas para as vendas no varejo de supermercados. A Abras calcula que a Pscoa s perde em vendas para o Natal, mas as menores encomendas refletem um cenrio de empresrios receosos, diz a entidade em nota.
Os pedidos do varejo s foram maiores do que o ano passado em categorias mais baratas. Caixas de bombom, por exemplo, tiveram alta de 1,9% nas encomendas em valor nominal e as compras de chocolates em barra e tabletes tambm cresceram 0,5% na comparao anual. Ainda assim, se o valor for ajustado inflao, ambos os produtos registrariam queda real nas encomendas.
Em termos reais, no s os chocolates como todos os produtos associados Pscoa registram queda no valor das encomendas. O bacalhau tem recuo de 9,1%, a Colomba pascal, de 5,3%. Cervejas e refrigerantes, que no so produtos sazonais, mas so procurados pelo consumidor no perodo, tiveram encomendas em valores reais 4,5% e 4,3% menores que no ano passado respectivamente.
Veículo: Site Boa Informação