A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou na semana passada que a maior parte dos supermercados brasileiros projeta estabilidade nas vendas de Páscoa em comparação com o ano passado.
Segundo Valmir Scopel, gerente de um supermercado de Lucas do Rio Verde, uma das situações de se manter essa estabilidade se deve ao aumento no preço dos produtos e também a crise econômica do país.
“Nossa expectativa que é que as vendas sejam semelhante a do ano passado, não acreditamos que sejam superadas, sabemos que houve um aumento dos preços de ovos de chocolate e também reconhecemos a atual situação financeira da população” afirmou o gerente.
Em outra rede de supermercados da cidade, os representantes – que prefeririam não se identificar - afirmaram que para esse ano, a empresa buscou comprar produtos de outras industrias com menores valores e mesmo assim muitos produtos, principalmente os importados não foram encomendados devido ao alto custo.
Levantamento da Abras apontou que apenas 18,6% estão otimistas em relação à data, e projetam números superiores aos registrados em 2015, e cerca de 41,9% apostam em vendas no mesmo patamar. No entanto, a pesquisa também destacou que 39,5% dos empresários acreditam que os resultados de 2016 serão inferiores aos apresentados no ano anterior.
A Páscoa é considerada a segunda data mais importante em vendas para o setor, atrás apenas do Natal.
Preços em alta
Em relação à variação de preços dos produtos (indústria/varejo) na comparação com a Páscoa de 2015, o grupo dos chocolates em geral foi o que apresentou maior alta de preços (8,9%), seguido por caixa de bombom 400g (8,7%).
Veículo: Site Cenário MT