Os membros da Câmara Brasileira do Comércio de Gêneros Alimentícios da Confederação Nacional do Comércio (CNC) se reuniram hoje (9/6), na sede entidade, em Brasília, para debater temas como os avanços da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no País. Durante a reunião, o vice-presidente da Abras, Márcio Milan, apresentou panorama da implementação dos sistemas de logística reversa previstos na Lei da PNRS.
Milan detalhou, especialmente, o Acordo Setorial para implantação da Logística Reversa de Embalagens, assinado por 20 entidades da indústria e do comércio, entre elas a ABRAS, no final do ano passado. “A adesão ao acordo de embalagens é voluntária, mas estamos deixando claro, em todas as oportunidades, que o comércio tem a sua responsabilidade, assim como a indústria, o município e os consumidores. As empresas do comércio podem optar por aderir ao acordo, firmado pelo Grupo Coalizão, do qual a ABRAS faz parte, contando com importante suporte técnico e jurídico, ou assumir sua responsabilidade de forma individualizada perante a Lei”, afirmou.
Durante a reunião, coordenada por João Francisco Micelli Vieira (Sindigêneros-RS), foram debatidos outros temas, como a revisão da norma técnica NR-12, o Programa de Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho e o atual cenário político- econômico. Este último tópico contou com apresentação do deputado Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS).
O diretor do Departamento de Comércio e Serviços, do Ministério da Indústria e Comércio, Douglas Finardi Ferreira, falou na reunião sobre iniciativas do Ministério que contam com a importante parceria da CNC.
Participaram desta reunião da Câmara Brasileira do Comércio de Gêneros Alimentícios diversos dirigentes de sindicatos empresariais do comércio de diversos estados, como Álvaro Furtado (Sincovaga-SP). Também estiveram presentes o vice-presidente da Abras, Stéphane Engelhard (também vice-presidente do Carrefour Brasil) e o advogado Sergio Murilo de A. Freitas, do Grupo Pão de Açúcar, membro do Comitê Jurídico ABRAS.
Fonte: Redação Portal ABRAS