VAREJO ALIMENTAR ACERTA COM PROMOÇÕES E SE ISOLA DA CRISE

Leia em 2min 50s

Redes registraram a terceira alta consecutiva nas vendas em agosto, e miram final de ano para que recuperação definitiva do setor aconteça ainda em 2016.


São Paulo - As estratégias de atrair o consumidor ao oferecer produtos com descontos em seus preços originais deram certo e os supermercados, definitivamente, começaram a se isolar da crise econômica que afeta o varejo brasileiro desde 2014.

"Os supermercados foram bastante inteligentes e dinâmicos no momento de mais dificuldade para o consumidor. As promoções desenvolvidas pelas redes ajudaram os clientes a manter seus abastecimentos com aqueles produtos em que estavam acostumados, mesmo com seu poder de compra reduzido. Isso se refletiu no desempenho", analisa o consultor de varejo e fundador do grupo AZO, Marco Quintarelli.

Gigantes do setor, como o Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart, por exemplo, lançaram campanhas com ofertas e descontos ainda em meados do ano passado, quando a instabilidade econômica estava mais forte.

"Leve três, compre dois", "Menor preço" e redução dos preços de alguns produtos para clientes fidelizados foram algumas das estratégias utilizadas pelas varejistas.

"Você pode perceber que a quantidade de 'semanas de oferta' e campanhas se multiplicou. O consumidor ficou atento a esse movimento. Agora, ao vislumbrar uma possível estabilidade, a confiança, tanto dos clientes quanto das redes, deverá seguir uma tendência ascendente", prevê.

O esforço deu certo: segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas do setor registraram em agosto a sua terceira alta consecutiva, de 1,73% sobre o mesmo período do ano passado. Além disso, no acumulado dos últimos 12 meses, o índice de vendas no setor apresentou um resultado positivo de 0,80%, o que representa, na visão da Abras e de especialistas consultados pelo DCI, que o varejo alimentar caminha para fechar o ano no azul.

Agora, após a nova alta nas vendas, a Abras voltou a rever a estimativa para o consolidado de 2016. Se antes a entidade calculava um avanço de 0,4% frente a 2015, o faturamento das varejistas do setor este ano deve agora superar em ao menos 0,7% o montante calculado no ano passado.

Confiança


As perspectivas de crescimento, aliadas aos números positivos nas vendas, também ajudaram a elevar o índice de confiança dos empresários do setor supermercadista em agosto. De acordo com a Abras, a expectativa dos supermercados quanto ao seu desempenho nos próximos meses alcançou 56,3 pontos, ante os 50,1 pontos registrados em junho. O indicador da Abras varia de 0 a 100 pontos, sendo 0 o pessimismo total e 100 o otimismo máximo da categoria. (veja o gráfico acima).

"Nós vínhamos registrando números negativos até fevereiro deste ano. Após isso, tivemos uma estabilidade e, agora, pela terceira vez, observamos avanço. Esse crescimento deve persistir pelo menos nos próximos três meses", prevê o superintendente da associação supermercadista, Marcio Milan.

Para ele, a definição do cenário político também ajudou a elevar a confiança dos empresários. "Certamente influenciou", avalia.

Inflação

Outro fator que pode ter influenciado na melhora da confiança do setor é a inflação. Pela primeira vez no ano, segundo pesquisa da Abras, a cesta de produtos básicos avaliados pela entidade registrou queda, de 0,27% em agosto.

Em média, a cesta com 35 produtos de largo consumo custava, em agosto, R$ 486,04, enquanto em julho o custo médio era de R$ 487,34.

A queda foi influenciada, principalmente, pela redução dos preços da cebola, batata, feijão e carne dianteira.

Fonte: Rede Sincovaga 


Veja também

Vendas nos supermercados têm leve alta de 0,8% de janeiro a agosto

A única alta de preços em agosto foi registrada na Região Nordeste (2,03%). No Sul, houve queda de ...

Veja mais
Vendas reais dos supermercados crescem 1,73% em agosto, diz Abras

As vendas dos supermercados brasileiros cresceram 1,73% em termos reais em agosto deste ano na comparação ...

Veja mais
Vendas dos supermercados cresceram 1,73% em agosto

A comparação foi feita com o mesmo mês do ano passado. Em relação ao resultado de julh...

Veja mais
ABRAS divulga as vendas do setor no período de janeiro a agosto

Segundo o Índice Nacional de Vendas ABRAS, As vendas do setor supermercadista acumulam alta de 0,80% no per&iacut...

Veja mais
Vendas de Supermercados Registram Alta de 0,80%

De acordo com o Índice Nacional de Vendas ABRAS, as vendas do setor supermercadista registraram alta de 0,80% de ...

Veja mais
Abras vê tendência de vendas superarem estimativas e crescerem 0,7% em 2016

As vendas do varejo de supermercados estão superando as expectativas da Associação Brasileira de Su...

Veja mais
Abras vê tendência de vendas superarem estimativas e crescerem 0,7% em 2016

As vendas do varejo de supermercados estão superando as expectativas da Associação Brasileira de Su...

Veja mais
Elevar vendas em 10% é aposta da Coop com campanha de aniversário

A Coop – Cooperativa de Consumo lançará no próximo dia 29 de setembro a tradicional campanha ...

Veja mais
Vendas reais de supermercados sobem 1,73% em agosto.

A comparação é com o mesmo mês em 2015, aponta levantamento da Abras. As vendas do setor sup...

Veja mais