O próximo sábado, 12 de novembro, é considerado o Dia Nacional do Supermercado, data que reforça a importância do principal canal de distribuição dos biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos industrializados. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), diante da atual crise econômica que enfrentamos, as vendas estão superando as expectativas.
Após divulgar um crescimento real do faturamento de 0,8% entre janeiro e agosto, na comparação com igual período do ano anterior, a entidade avalia que o desempenho total em 2016 pode chegar mais perto de um crescimento de 0,7%, superando a estimativa oficial para o ano, que é de 0,45%. Ainda de acordo com a Abras, o consumidor, que durante o ano cortou gastos e reduziu as compras no supermercado, deve esquecer um pouco o aperto no orçamento e voltar a encher o carrinho para as festas de fim de ano.
Atualmente são mais de 84,5 mil lojas em todo o território nacional que estão na expectativa de um começo de retomada no volume de vendas; estes estabelecimentos, juntos, esperam um crescimento de 4,5% nas vendas durante o Natal e Réveillon, em relação à mesma época de 2015. Esta época é, sem dúvidas, a melhor data em vendas para o setor alimentício. Temos grande oportunidade com os panetones, por exemplo, que pertencem à categoria de pães & bolos industrializados. Segundo pesquisa da Kantar Worldpanel, apenas 44,5% dos lares brasileiros consumiu panetone entre novembro do ano passado e janeiro de 2016.
Nossas indústrias inovaram em sabores, diferentes recheios e coberturas, e tamanhos de embalagens, isto porque este produto sazonal tem um forte potencial de crescimento e nós, da ABIMAPI, acreditamos que o mercado deve repetir os números de 2015, cerca de 500 mil toneladas vendidas. Estamos em um momento competitivo, em que é necessário entender muito bem o cliente para oferecer exatamente o que ele quer. Neste sentido, nós, da indústria, devemos ficar atentos para aproveitar e impulsionar as vendas, divulgando as vantagens e qualidades dos nossos produtos, como saudabilidade e praticidade, e as diferentes sugestões de receitas que os tornam protagonistas das ceias.
Fonte: Abimapi