O Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas reuniu executivos do varejo em reunião realizada no dia 16/2, na sede da entidade nacional, em São Paulo, para debater importantes temas da área nas operações do varejo de alimentos.
No período da manhã, o gerente tributário do Grupo Cencosud, Sidney Alexandre Carvalho, realizou palestra sob o tema SPED Fiscal, onde foram esclarecidas diversas dúvidas do grupo e analisadas as melhores práticas para o dia a dia das operações das lojas, com destaque para os ajustes fiscais, que interferem na lucratividade ou criam passivos que comprometem os resultados.
A precisão de dados e informações dos balanços/estoques também foi um item muito discutido, por estar relacionado diretamente ao Sped Fiscal e por precisar cada vez mais de ajustes nos processos.
Na sequência, o profissional de prevenção de perdas, Carlos Eduardo Santos, fez uma breve apresentação relatando sua experiência, sob o olhar da prevenção de perdas, da NRF 2017 - National Retail Federation, maior feira do varejo mundial, que aconteceu em janeiro nos EUA.
Durante a reunião, com o objetivo de aprimorar a cada ano a Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros, os participantes discutiram o questionário da pesquisa e coletaram sugestões dos profissionais da área para que os números tenham cada vez mais credibilidade e também ajudem os varejistas de todos os portes a se planejarem e se precaverem das perdas no varejo.
Frutas, legumes e verduras
Também foram apresentados dados das perdas naturais das frutas, legumes e verduras (FLV), com os números resultantes da pesquisa realizada pelos membros do Comitê, a qual monitorou, durante 5 dias, produtos como batata, cebola e alho estocados em centros de distribuição, assim como maça e pera que ficam estocadas em câmaras frias.
Objetivando a busca de melhores práticas na prevenção de perecíveis, os participantes do Comitê, iniciaram um trabalho de monitoramento dos números destas seções, que serão utilizados como ferramenta de pesquisa nas próximas reuniões.
Segurança
Em relação ao item segurança, ficou decidido na reunião, que o Comitê continuará realizando seminários onde, temas como Furtos Internos, Furtos de Clientes, Roubo de Cargas e outros, serão debatidos com autoridades públicas e profissionais do varejo, sempre em busca do estabelecimento de políticas públicas que atendam as necessidades da sociedade.
"O trabalho de identificação das perdas nas empresas é fundamental. Nas reuniões analisamos o que ocorre no varejo, e essa troca de informações nos auxilia a buscar soluções para melhorarmos as operações", destaca o coordenador do Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas, Marcos Manéa.
Últimos dados
De acordo com a 16ª Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros, divulgada em 2016, o setor supermercadista brasileiro registrou um índice de 2,26% de perdas em 2015, o que representa em torno de R$ 6,19 bilhões em quedas anuais.
Comitê
Fundado em maio de 2010, o Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas tem a finalidade de organizar e compartilhar práticas que tornem mais eficiente a proteção dos recursos humanos e patrimoniais das empresas supermercadistas.
Redação Portal ABRAS