Supermercadistas esperam vendas menores na Páscoa

Leia em 2min 40s


A Páscoa 2017 deverá registrar vendas no mesmo patamar do ano anterior para 48,5% dos supermercadistas, de acordo com a Pesquisa de Páscoa, realizada pelo Departamento de Economia da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), divulgada hoje (2/3) pela entidade nacional.

 

 O levantamento aponta que apenas 12,1% dos empresários estão otimistas em relação à data, e projetam números superiores aos registrados em 2016. No entanto, 39,4% dos empresários acreditam que os resultados de 2017 serão inferiores aos apresentados no ano anterior.

 

 As encomendas dos supermercados apontam para uma redução nominal de  -4,9% nas vendas da Páscoa 2017. Deflacionada pela variação média dos produtos pesquisados, 3,1%, a redução real deverá ser de -7,7%.

 De acordo com o superintendente da ABRAS, Marcio Milan, o resultado já era esperado. “O momento econômico atual, com taxa crescente de desemprego e vendas mais tímidas, está refletindo nas expectativas dos supermercadistas, que estão mais receosos”, ressalta o superintendente.

 

Encomendas

 

Em relação às encomendas de chocolates, tradicionais na época, os varejistas preferiram ser mais cautelosos este ano, e apostaram nos produtos de menor valor agregado, como as caixas de bombons de 400 gramas (4,0%), chocolates em geral (barra, tablete, etc.), 4,0% e bombom bola (2,1%). O restante dos produtos registrou queda nas encomendas: Ovos de Páscoa em Geral (-9,8), Ovos de Páscoa acima de 150 gramas até 500 gramas (-9,8%), Ovos de Páscoa até 500 gramas (-9,4%), Ovos de Páscoa até 150 gramas

(-5,9%).

 

Em compensação, alguns produtos bem procurados na data tiveram aumento nas encomendas: cerveja (4,5%), azeite (3,4%), refrigerante (1,8%), peixe em geral (1,0%) e vinho nacional (0,6%). Já alguns itens típicos apresentaram queda nas encomendas em relação a 2016: colomba pascal (-5,2%), importados em geral (-1,5%), vinho importado (-0,3%) e bacalhau (-0,2%).

 

Preços em alta

 

Em relação à variação de preços dos produtos (indústria/fornecedores) na comparação com a Páscoa de 2016, no grupo dos chocolates, o bombom em caixa (400 gramas) apresentou a maior alta (4,4%), seguido de chocolates em geral (barra, tabletes, etc.), que registrou 4,1%, bombom bola (3,7%), Ovos de Páscoa até 150 gramas (3,7%), Ovos de Páscoa em geral (3,4%), Ovos de Páscoa mais de 150 gramas até 500 gramas (2,8%), Ovos de Páscoa acima de 500 gramas (2,0%).

  

Ainda em relação aos preços dos produtos (indústria/fornecedores), o bacalhau foi o item que apresentou menor variação (1,5%), seguido dos importados em geral que registraram apenas 2,2%, favorecidos pelo câmbio, colomba pascal (2,5%), peixes em geral (2,6%), refrigerante (3,1%), vinho importado (3,2%), azeite (3,2%), vinho nacional (3,3%) e cerveja (3,7%).

 

 “Apesar da perspectiva negativa, a Páscoa é uma das datas mais importantes para o setor supermercadista, e sabemos que os empresários de supermercados não medirão esforços para que os nossos clientes consigam encontrar os produtos que procuram, e fazer da data um momento especial”, finaliza Milan.

 

Clique aqui e confira a Pesquisa de Páscoa completa.

 

 

 Fonte: Redação Portal Abras 

 

 

 

 

 


Veja também

Preços dos ovos de Páscoa sobem, em média, 3,4% este ano

No grupo de chocolates, subiram ainda bombons em caixa de 400 gramas Os preços dos ovos de Páscoa est&ati...

Veja mais
Carrefour é premiado pela Abras como uma das redes que melhor rastreou alimentos em 2016

  Signatário do Programa Rama desde 2014, a rede colabora com o monitoramento e controle do uso de defensiv...

Veja mais
Vendas do setor supermercadista ficam estáveis em janeiro

As vendas do setor supermercadista permaneceram estáveis no primeiro mês do ano. Em valores reais, deflacio...

Veja mais
Entidades e Ministério da Agricultura unem-se em favor da segurança dos alimentos e do consumidor

      Reunião na sede da GS1 Brasil, em São Paulo ...

Veja mais
ABRAS: Programa RAMA cresce 23,6%

Volume de FLV rastreado no Programa RAMA cresce 23,5% em 2016   O Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de ...

Veja mais
Pelo 2º ano consecutivo, presidente da Trebeschi é eleito Produtor Destaque em evento da Abras

Diretor-presidente da Trebeschi, uma das maiores produtoras e distribuidoras de tomates do Brasil, Edson Trebeschi foi c...

Veja mais
Rastreamento de frutas, legumes e verduras aumenta em 2016

Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil  O volume de frutas, legumes e verduras (FLV) ...

Veja mais
Rastreamento de frutas, legumes e verduras aumenta em 2016

O volume de frutas, legumes e verduras (FLV) rastreados ano passado aumentou 23,6% na comparação com 2015,...

Veja mais
Rastreamento de frutas, legumes e verduras aumenta em 2016

O volume de frutas, legumes e verduras (FLV) rastreados ano passado aumentou 23,6% na comparação com 2015,...

Veja mais