Vigilância garante qualidade em RP

Leia em 3min

A Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal na sexta-feira (17) em vários estados, suscitou na população dúvidas e questionamentos so­bre a qualidade da carne e seus derivados. Na segunda-feira (20), o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, decidiu suspen­der a licença de exportação de 21 plantas de frigoríficos sob investigação, mas permitiu a venda dos produtos dessas fá­bricas no mercado interno. A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Divisão de Vigilân­cia Sanitária (DVS) da Secreta­ria Municipal da Saúde (SMS), trabalha constantemente para que este tipo de problema não aconteça no município.

 

 

A Vigilância Sanitária é responsável pela inspeção de estabelecimentos varejistas e atacadistas que transportam, comercializam e manipulam carnes e derivados. "É nossa responsabilidade verificar as boas práticas de manipulação e comercialização, como: proce­dência, controle de temperatura, armazenamento e comercializa­ção, segregação de produtos im­próprios para consumo, correto descongelamento, manipulação e exposição à venda ou ao con­sumo", esclarece a chefe da DVS, Vânia Cantarella Rodrigues.

 

Nos últimos dias, a equipe da divisão manteve sua rotina de trabalho, desde que a opera­ção foi deflagrada, fiscalizando e atendendo as denúncias da população. Neste período, ne­nhuma ocorrência foi verificada, mantendo a qualidade dos pro­dutos no município. "Alertamos a população sobre o risco à saúde de consumir produtos de origem animal clandestinos. Todos os ali­mentos de origem animal devem ter selo do órgão responsável pela inspeção higiênico-sanitária", ex­plica Vânia Rodrigues.

 

Ela cita o Serviço de Inspe­ção Federal (SIF), Sistema Bra­sileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA), Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Estado de São Paulo (Sisp) e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A carne consumida na região de Ribeirão Preto vem de abate­douros e frigoríficos instalados em Sertãozinho, Barretos e Ipuã e 90% dos produtos de origem animal vendidos nas cidades do nordeste paulista têm o selo do SIF, do Sisbi/POA e dos Sisp, além dos certificados municipais.

 

Mesmo assim, o maior desa­fio agora será a recuperação da credibilidade. Já suspenderam a compra de carne brasileira a União Europeia, Suíça, China, Ja­pão, Hong Kong e México. Chile e Coreia do Sul também chega­ram a anunciar a suspensão, mas recuaram. Blairo Maggi frisou que as exportações não são a úni­ca preocupação do governo. A ca­deia produtora de carne emprega seis milhões de pessoas, segundo informou. Boa parte delas é de pequenos produtores.

 

Denúncias - Em Ribeirão Preto, as denúncias de irregula­ridade podem ser encaminha­das através da Ouvidoria Mu­nicipal da Saúde, de segunda à sexta-feira, das nove da manhã às três horas da tarde (15 horas), pelo telefone (16) 3977-9436, ou na rua Prudente de Moraes nº 457 (Centro). Ou então por e-mail - contato.ouvidoria@saude.pmrp.com.br. Sempre que possível detalhar o proble­ma, a marca, o tipo de carne ou produto, lote e vencimento.

 

Abras - Por meio de nota en­viada à redação do Tribuna, a As­sociação Brasileira de Supermer­cados (Abras) diz que "orienta seus associados a priorizar a qua­lidade e a segurança na comercia­lização dos alimentos vendidos em todas as lojas do Brasil. A en­tidade nacional sempre recomen­da a aquisição de produtos com o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Vale ressaltar que as lojas não mantêm produtos pe­recíveis em estoque por mais de dez dias, que é o prazo médio en­tre produção e comercialização. Aguardamos a identificação dos lotes irregulares para tomarmos as medidas necessárias."

 

 

 

 

Fonte: Tribuna Ribeirão

 

 


Veja também

Ovos de Páscoa estão 3,4% mais caros

Neste ano, os ovos de Páscoa estão em média 3,4% mais caros do que no ano passado, segundo a Associ...

Veja mais
29ª Super Rio Expofood promove encontro entre líder do esporte e do setor

      O segundo dia da 29ª Super Rio Expofood foi conduzido por líderes: um do esporte e o...

Veja mais
Carnes: Nota Oficial da Associação Brasileira de Supermercados

        NOTA OFICIAL A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e suas as...

Veja mais
ASSERJ realiza jantar de abertura da 29ª Super Rio Expofood

Presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz      Presidente da Abras, Joã...

Veja mais
Demanda de consumidores por carne se mantém estável em supermercados, diz Abras

A demanda dos consumidores por produtos de carne se manteve estável no fim de semana, apesar do escândalo d...

Veja mais
Demanda de consumidores se mantém estável em supermercados após operação Carne Fraca, diz Abras

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A demanda dos consumidores por produtos de carne se manteve estável no fim de semana, ...

Veja mais
Demanda de consumidores se mantém estável em supermercados após operação Carne Fraca, diz Abras

  RIO DE JANEIRO (Reuters) - A demanda dos consumidores por produtos de carne se manteve estável no fim de ...

Veja mais
Demanda de consumidores por carne se mantém estável em supermercados, diz Abras

O escândalo criou repercussões nos países compradores de carne do Brasil       &n...

Veja mais
Super Rio Expofood começa amanhã na capital fluminense

   A 29ª edição da Super Rio Expofood começa amanhã (21) no ...

Veja mais