Os supermercados mineiros registraram em março um crescimento de 3,82% nas vendas frente a fevereiro. A alta ocorreu mesmo sem o incremento da Páscoa - considerada a segunda melhor data para o segmento -, que, neste ano, ocorreu em abril.
A grande surpresa para o setor, no entanto, acabou sendo o resultado do balanço trimestral. De acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas, divulgada ontem pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), nos três primeiros meses de 2017 as vendas no Estado subiram 0,19% em relação a igual período do ano passado.
O superintendente da Amis, Antônio Claret Nametala explica que o crescimento é considerável, principalmente por ter ocorrido sobre uma base forte de comparação que foi a de 2016. De janeiro a março do ano passado, a comercialização de produtos pelo setor chegou a avançar 3,97% sobre o mesmo período de 2015.
"O número traz para nós a expectativa de um ano melhor do que o ano passado. Crescemos 0,19% sobre uma base bem alta. Estamos começando 2017 com otimismo em relação à virada da economia em curto e médio prazos", avalia Claret. Para o superintendente da Amis, o percentual obtido no primeiro trimestre é ainda um bom indicador de que os supermercadistas estão no caminho certo para atingir a meta de crescimento de 1,7% estipulada para este ano.
No confronto com março de 2016, as vendas dos supermercados mineiros caíram 1,15% no último mês. O fato de a comemoração da Páscoa ter ocorrido em abril acabou interferindo no consumo do período.
Na análise por regiões do Estado, os supermercados do Vale do Rio Doce/Mucuri/Jequitinhonha foram os que apresentaram o maior avanço nas vendas na passagem de fevereiro para março: 4,96%. Em seguida, vieram Triângulo/Alto Paranaíba (4,79%), Sul (4,10%), Central (4,03%), Zona da Mata (4,02%), Norte/Noroeste (3,50%) e Centro-Oeste (2,47%).
Novas lojas
De acordo com Claret, a expectativa do setor é de que a aguardada retomada da economia aconteça ainda em 2017. Segundo o superintendente da Amis, os supermercadistas têm feito a sua parte. "A gente espera que a economia dê uma aquecida neste ano, que a gente comece a colher os frutos de mais crédito no País e que o emprego volte a crescer. E estamos trabalhando para isso. Em 2017, projetamos a abertura de 56 lojas, com uma estimativa de geração de 5.600 empregos", afirma.
Para abril, a Amis projeta um cenário também de crescimento nas vendas. O percentual, mesmo com a contribuição da Páscoa, não deve ser tão alto. A ocorrência dos feriados prolongados da Sexta-Feira Santa e do Dia de Tiradentes deve afetar o desempenho dos estabelecimentos neste mês.
Fonte: Diário do Comércio de Minas