Em relação ao ano anterior, as vendas em valores reais do setor de supermercados registraram aumento de 0,95% no primeiro semestre deste ano, comparado à mesma época de 2016. De acordo com as informações do Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), avaliados pelo Departamento de Economia e Pesquisa do órgão, em junho as vendas cresceram 0,59% em relação a maio e 2,71% no mesmo período de 2016.
No total, as vendas aumentaram 5,26%. "O que sentimos é que a queda da inflação, o pequeno crescimento das contratações e o dinheiro do Fundo de Garantia na compra de eletrodomésticos e móveis fizeram o resultado ficar positivo. Sabemos que sempre que ocorre queda de inflação há um grande poder aquisitivo, porque o consumidor ainda está com o salário que foi aumentado em uma inflação passada maior do que a inflação presente", afirmou João Sanzovo Neto, presidente da Abras.
De acordo com o estudo, as maiores quedas de preço no mês de junho foram marcadas em produtos como tomate (-13,68 %), batata (-13,20 %), cebola (-7,73 %) e pernil (-4,47 %). Já as maiores em: feijão (16,05 %), queijo mussarela (5,25 %), queijo prato (4,22 %) e farinha de mandioca (2,26 %).
Fonte: Radar Bahia