Fim de ano faz pensar nas confraternizações, bebidas e comidas especiais. Nesse clima de festa, o Natal e o Réveillon formam o pacote perfeito para o comércio de vinhos, espumantes e cervejas. Partindo deste princípio, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) especula que só o mercado de vinho e espumante tenha aumentado as vendas em 8% nos últimos dois meses de 2017.
Na Casa do Vinho – Famiglia Martini, com duas lojas em BH, nos bairros Mangabeiras e Barro Preto, a afirmação da Abras pode ser comprovada. A estimativa de crescimento é de 10% no faturamento na comparação com o mesmo período de 2016. Segundo o sócio-proprietário André Martini, o estoque para atender a demanda desse fim de ano foi reforçado com 10 mil garrafas de espumantes, carro-chefe das vendas na semana pré-Réveillon.
“Compramos esse lote para atender não só as festas de fim de ano, mas todo o verão”, confirma. Na opinião dele, o volume de vendas de garrafas este ano cresceu nos últimos dois meses, até atingindo o percentual desejado, mas muito em razão do mix de produtos ofertados, que recebeu participação maior de vinhos com preços mais em conta. “Estamos trabalhando com vinhos e espumantes com preços abaixo de R$ 50 e até R$ 120”, destaca. Uma garrafa de espumante nacional, da marca Alma M, de 750 ml, custa na casa R$ 59,90. A mesma marca, em versão magnum, de 1,5L, está em promoção, de R$ 128 por R$ 116.
A Casa do Vinho dispõe de várias opções, entre vinhos, champanhes e espumantes importados de diversas vinícolas de todo o mundo. São mais de 400 rótulos importados à venda, com preços que variam de R$ 38 a até R$ 2 mil.
Boa demanda - Na Casa Rio Verde, que tem cinco lojas espalhas pela cidade, sem contar com a que será aberta em fevereiro, no bairro Vila da Serra, em Nova Lima, as vendas tiveram um acréscimo de 2% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em 2016 foram vendidas cerca de 3 mil garrafas em três dias. Este ano, a estimativa é de serem comercializadas 400 a mais. Os vinhos e espumantes mais vendidos pela Casa Rio Verde para o Réveillon têm preço médio de R$ 40. A venda de espumantes responde por 70% do movimento nesses dias.
De acordo com o gerente de E-commerce da loja, Gabriel Roberto o crescimento está vinculado ao aumento de 15% na base de clientes e à queda de 13% no tíquete médio. “As pessoas estão optando por produtos mais em conta. Mas, com a confiança retomada, o desempenho no ano que vem será mais pujante”, acredita, lembrando que a estratégia do Clube do Vinho, onde assinantes podem comprar as bebidas até com 40% desconto, também contribuiu no incremento das vendas. No geral, o que inclui vendas no atacado, varejo e e-commerce, a loja poderá fechar o ano com um 10% maior que o obtido em 2016.
O tíquete médio do período nas cinco lojas físicas, mais loja virtual, da Enoteca Decanter é de R$ 69. Segundo o diretor Flávio Maurício de Morais, foram introduzidos mais de 80 novos rótulos mais comerciais, abaixo do tíquete médio, para atender a demanda dos consumidores neste fim de ano. “As pessoas querem preço baixo e qualidade”, explica. Para ele, não houve um crescimento vertiginoso nas vendas neste mês, mas o estoque, principalmente de espumantes, foi reforçado em 8%. “Nosso campeão de vendas, o espumante Lírica, de 750 ml, está sendo vendido a R$ 59,80”, completa.
Com a implementação do e-commerce, há dois meses, a Enoteca estima fechar o ano com um amento de 7% no faturamento na comparação com o ano passado. “A operação on-line trouxe um incremento nas vendas. Tínhamos, para esse ano, uma expectativa de 5%”, compara o diretor. A Enoteca Decanter trabalha com 1.400 rótulos, 95% importados.
Fonte: Diário do Comércio de Minas