As vendas dos supermercados brasileiros cresceram 1,25% em termos reais no acumulado do ano de 2017 na comparação com 2016, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Na comparação com o mês de dezembro de 2016 o avanço foi bem menor, de 2,55%.
Em relação a novembro de 2017, a alta foi de 20,42%.
Os dados incluem vendas de supermercados, hipermercados e lojas de "atacarejo", as lojas de atacado que atendem pessoas físicas.
Em valores nominais, as vendas de supermercadistas cresceram 4,75 por cento em 2017 e 20,95 por cento em dezembro na comparação com iguais intervalos um ano antes. Em dezembro, a expansão atingiu 5,58% sobre 2016.
A entidade iria publicar nesta manhã a estimativa para o ano de 2018, mas até o momento a reunião que aborda o assunto não terminou e os dados ainda não foram apresentados para a imprensa.
O presidente da Abras considerou que a realização de eleições em 2018 traz incerteza para o ambiente de negócios, mas o executivo considerou que o setor tende a não ser afetado por turbulências. Em 2017 a alta foi de 1,25%.
Para este ano, a entidade acredita em menos instabilidade política, com a economia se descolando do quadro político, o que explicaria um desempenho melhor - mesmo sendo um período eleitoral.
Fonte: Oleme