A cidade de São Paulo tem falta de combustíveis nos postos de gasolina e redução na frota de ônibus neste sábado (26) em consequência da crise de desabastecimento provocada pelas manifestações de caminhoneiros nas estradas. O decreto do prefeito Bruno Covas (SP) que coloca São Paulo em estado de emergência foi publicado no "Diário Oficial".
Veja a situação:
O prefeito Bruno Covas (PSDB), disse que a situação "é grave, mas está controlada", e que a Prefeitura conseguiu combustível suficiente para manter o funcionamento de serviços essenciais à cidade para os próximos dias. "Situação é grave, mas está controlada. Não há necessidade de decretar ponto facultativo ou feriado na cidade na segunda-feira", disse Covas após uma reunião do Comitê de Gerenciamento de Crise neste sábado (26). O prefeito disse que uma nova reunião será feita neste domingo para reavaliar a situação. "Estamos avaliando a todo momento."
COMBUSTÍVEIS
O Sindicato Comércio Varejista Derivados Petróleo Estado São Paulo (Sincopetro) informou que 99% dos postos de gasolina da capital paulista estão sem combustíveis. Alguns postos ainda têm diesel à venda. Ainda de acordo com o Sincopetro, quando a paralisação dos caminhoneiros terminar, pode levar de 5 a 7 dias para regularizar a situação de abastecimento nos postos da cidade de São Paulo. No interior, o tempo pode ser ainda maior.
Taxistas que circulam com gás natural veicular conseguem encontrar GNV à venda nos postos que trabalham com esse tipo de combustível. A Polícia Militar está usando viaturas para escoltar caminhões-tanque que saem das distribuidoras.
ÔNIBUS
A São Paulo Transporte (SPTrans) informa que deve operar neste fim de semana com 40% da frota. Pela manhã deste sábado a frota circula com 57% da capacidade. O serviço parcial será mantido graças à compra de 240 mil litros de óleo diesel. Apesar da compra, a SPTrans informa que o combustível continuará sendo usado de forma racionada.
A empresa Viação Tupi, que serve à Zona Sul, está totalmente paralisada por falta de combustível para os ônibus. A frota não saiu da garagem. Uma outra empresa cedeu ônibus para fazer uma das linhas que opera no Terminal Grajaú. A viação Cidade Dutra, que também opera na Zona Sul, também não circulou os ônibus neste sábado por falta de combustível.
METRÔ E CPTM
Funcionam normalmente neste sábado.
AEROPORTOS
Congonhas e Guarulhos estão operando normalmente para pousos e decolagens. O GRU Airport registrou, até as 11h30, 122 partidas, com 18 delas atrasadas. Três partidas foram canceladas. Já as chegadas foram 143, com 17 voos atrasados e 4 cancelados. Congonhas teve quatro voos cancelados.
A Infraero informa que Congonhas tem combustível suficiente para operar até segunda-feira (28). Guarulhos tem depósito de combustíveis.
A crise de combustível que assola o país afeta o mercado de táxi aéreo brasileiro. Segundo Jorge Bitar, presidente da Associação Brasileira de Táxi Aéreo (Abtaer) e fundador da Helimarte, a previsão é de que neste sábado, o aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, fique sem combustível para abastecer todas as aeronaves.
Veja nota da Plural (associação dos fornecedores de combustíveis):
"O abastecimento de Congonhas segue precisando de escolta para ser suprido, o que aconteceu de forma bem-sucedida nesta sexta-feira. É importante destacar que o consumo no aeroporto está duas vezes maior do que o normal.
O aeroporto de Guarulhos funciona normalmente, enquanto no de Viracopos há uma tentativa de manter um fluxo de escolta mais regular. Na sexta, o suprimento foi bastante satisfatório em Campinas, atendendo bem aos principais clientes."
ESTRADAS
· A Régis Bittencourt tem bloqueio parcial em pistas na altura de Embu das Artes.
· A Anchieta registra protesto no km 28 sentido litoral.
· As demais rodovias não têm registros de problemas.
RODOVIÁRIAS
Terminal Rodiviário do Tietê reduziu em 35% as saídas de ônibus.
Na Barra Funda e no Jabaquara, índice é de 50%.
COLETA DE LIXO
A Prefeitura havia suspendido na sexta-feira (25) a coleta de lixo na cidade de São Paulo, mas a AMLURB informaou que as concessionárias conseguiram adquirir combustível para a coleta de lixo domiciliar. Ela está mantida para este sábado, durante o dia. As empresas irão reavaliar os estoques ao final do trabalho para decidir se conseguirá realizar a coleta noturna.
Os Ecopontos permanecem fechados, já que os resíduos coletados nesses locais são encaminhados a aterros localizados em rodovias federais e estaduais, muitas delas bloqueadas pelos caminhoneiros. Os serviços de varrição de vias e logradouros continuam reduzidos, mas a coleta hospitalar, a limpeza pós-feiras livres e o recolhimento de animais mortos está mantido.
SERVIÇO FUNERÁRIO
O serviço funciona normalmente e tem combustível para viaturas até este domingo.
POLICIAMENTO
PM trabalha com 100% dfa capacidade de patrulhamento, segundo informou o secretário de Segurança Pública Mágino Alves. Viaturas da PM estão fazendo escolta de caminhões-tanque.
A Guarda Civil Municipal conseguiu abastecer toda a frota na sexta-feira e está operando.
SAMU
As viaturas operam normalmente.
SUPERMERCADOS
Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), a maioria das lojas trabalha com estoque médio de produtos não perecíveis, e a falta no abastecimento dos supermercados está mais concentrada nos perecíveis no momento. A expectativa da entidade é de que a situação melhore nas próximas horas, para que possam normalizar o abastecimento da população. Por enquanto, a associação ainda não tem estimativas de perdas e prejuízos. A normalização do abastecimento, após a greve, pode levar de 5 a 10 dias, dependendo da região.
FEIRAS LIVRES
O abastecimento dos feirantes foi seriamente prejudicado pela falta de produtos no Ceagesp. Os preços de vários produtos subiram e estão sendo repassados nas feiras.
SHOWS
O Festival Tim Brasil, que estava marcado para a noite deste sábado no Anhembi, foi cancelado pelos organizadores. Equipe técnica e artistas tiveram dificuldades para chegar a São Paulo. Estavam programados shows de Simone e Simaria, Bell Marques e Jorge Araújo, entre outros. Os ingressos serão reembolsados, segundo a organização do festival.
FUTEBOL
O jogo Palmeiras x Sport está confirmado. Será às 19h no Allianz Parque, estádio do Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro.
Fonte: G1 SP