Da esq.p/a dir. João Galassi (ABRAS), Genival Beserra (ASSERJ), João Sanzovo (ABRAS), Fábio Queiróz (ASSERJ) ASSERJ Conecta no Windsor Barra, Rio de Janeiro
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, participou na manhã de ontem (6/6) do ASSERJ Conecta, primeiro encontro de tecnologia para varejistas, realizado pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), que reuniu cerca de 600 pessoas no Hotel Windsor Barra, na capital Fluminense.
O presidente da ASSERJ, Fábio Queiroz, abriu o evento destacando a importância da promoção de iniciativas que propaguem conhecimentos para os associados. "Há muitos mitos sobre a tecnologia que precisam ser quebrados, nosso objetivo com o evento é desmistificá-los e auxiliar na transformação digital das empresas", destacou.
O ASSERJ Conecta contou com a presença de líderes de associações, diretores supermercadistas e profissionais de diversas áreas do varejo. Da ABRAS, também participou do evento o vice-presidente João Galassi.
Apresentações
Com o auditório lotado o ASSERJ Conecta começou com a palestra de Romeo Busarello, diretor de Marketing de Ambientes Digitais da Tecnisa e professor da ESPM e INSPER, que destacou que a principal tecnologia do século 21 é a "de gestão", e fez um alerta para as empresas se alinharem com o "espírito da época", traduzido como Zeitgeist (termo alemão para tudo aquilo que caracteriza um período específico).
Outro ponto provocado por Busarello foi a preocupação das empresas com o hoje, em bater metas para o ano, quando, na verdade, o que é preciso é uma mudança de mentalidade. "Vocês superestimam demais o ano, mas todos subestimam a década", frisou. O executivo usou como exemplo o app do Pão de Açúcar, que, de acordo com Busarello, em 2023 o aplicativo valerá mais do que a própria rede.
O e-commerce e as tendências para as lojas físicas foram debatidos em painel com Ademilson Andreu, diretor de Controle Operacional do Supermercado Zona Sul, e Sérgio Gaitotto, da Keyrus, mediado por Sílvio Sousa, diretor comercial e sócio da Consinco. O Zona Sul foi a primeira rede do Rio de Janeiro a implementar o e-commerce, há 20 anos. Hoje, esse modelo de negócio representa 5% do faturamento da empresa, que investe também na inclusão de self-checkouts. "Temos 10 lojas operando com self-checkouts, e até 30% dos nossos tickets transitam por lá", destaca Andreu.
Outro diferencial do Zona Sul é o recebimento de pedidos de compras via WhatsApp, que já representa 1% da demanda delivery da rede.
O ASSERJ Conecta promoveu ainda painéis sobre o avanço das transformações digitais, e como potencializar vendas e evitar perdas, respectivamente com Paulo Takahashi, da Zebra Technologies, Jean Paul Rebetez, do Grupo Gouvêa De Souza, e Eli Souza, gerente de Projetos RGIS.
Rebetez destacou em sua apresentação que atualmente as empresas geram uma enorme quantidade de dados (analytics), mas que esses números ficam "sem dono", e que o desafio atual é saber como lidar com essas informações e conhecer cada vez mais o consumidor.
Mais de 20 empresas de tecnologia marcaram presença no evento com estandes e apresentaram novidades e serviços para otimizar e simplificar o varejo, como Unilever, Office Total, Ticket e Consinco, entre outras.
Fonte: Redação Portal ABRAS/Comunicação da ASSERJ