Escolher os produtos, colocá-los no carrinho de supermercado e pagar pela compra com ajuda de um pequeno aparelho eletrônico. Nele, o cartão de crédito ou débito é inserido e o pagamento realizado. A tecnologia tem nome: Self Check Out. Ela chegou ao Brasil há dois anos e, agora, desembarca pela primeira vez em Salvador. O modelo é uma das novidades esperadas para a 9ª edição do SuperBahia, maior Feira e Convenção do varejo de Alimentos do Norte e Nordeste, que acontece de 17 à 19 de julho, na Arena Fonte Nova.
São esperadas, na feira, 60 expositores, entre atacadistas, fornecedores, distribuidores e outros segmentos de interesse do setor. Nos três dias de evento, segundo contou o superintendente da Associação Bahiana de Supermercados (Abase), Mauro Rocha, durante almoço com autoridades, patrocinadores e varejistas, os participantes poderão conhecer a tecnologia e, quem sabe, empregá-la nos seus respectivos negócios.
Outra novidade, continuou Rocha, é a venda online para varejistas em geral. Ele acrescenta:
“A Unilever começou com essa ferramenta para disponibilizar a venda online. A ideia é que o pequeno produtor também possa vender assim”.
Nesta edição, acontece o lançamento do Selo Supermercado Amigo do Agricultor Familiar, voltada para estimular a presença da agricultura familiar em espaços de grande porte. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é que 700 mil famílias baianas estejam agregadas no setor. Na feira, estarão presentes 23 pequenos produtores.
Não há nenhum benefício em termos fiscais, esclarece Mauro Rocha, mas é “um caminho para incentivar”, acredita ele.
“É um trabalho social e queremos que o governo tome algumas medidas para incentivar os pequenos produtores”, diz.
Eles estarão reunidos num stand onde apresentarão seus produtos e negociarão diretamente com empresários do setor de todo o Nordeste. Na mesa de negociações, produtos como farinha de mandioca, massa de tapioca, feijão e polpas de frutas.
A feira
Antes da abertura da feira, marcada para 16h, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo, falou sobre o impacto da greve dos caminhoneiros no setor. Mas ele vislumbra um futuro melhor: “Tivemos muito prejuízo, mas, aos poucos, estamos nos recuperando”. Nesta edição da feira, por exemplo, a expectativa da Abase é que sejam movimentados R$ 260 milhões.
O evento ocupará, aproximadamente, uma área de 3,6 mil m³ e receberá, em média, 12 mil visitantes. Para os organizadores, a SuperBahia "se tornou uma vitrine para quem quer vender, por isso, o expositor traz lançamentos e boas condições de preço e prazo de pagamento”. Também acreditam que é o momento “para sair na frente do concorrente e desenvolver novos processos que melhor rentabilize o seu negócio”.
Os participantes também poderão receber uma grade de qualificação com 17 eventos técnicos, fundamentais para a atualização das tendências do setor. As temáticas variam desde às gestões dos processos, as novas tecnologias aplicadas ao comércio, as relações trabalhistas e os novos hábitos de consumos.
Fonte: Correio 24 horas