O leite longa vida foi produto é o que mais pesou no bolso do consumidor na cesta com os 35 itens mais consumidos nos mercados brasileiros segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados). O levantamento indica que o leite vendido nos supermercados do país registrou alta de 46,27% nos sete primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2017. Só em julho, o leite de caixinha subiu 8,55% em todas as regiões.
Os valores dos queijos prato e mozarela, derivados do leite, também são pressionados e mostraram forte alta. Os aumentos foram de 11% e 14% no período, respectivamente. Os itens têm variação bem superior à inflação registrada nos supermercados, que é de 3,43% entre janeiro e julho deste ano, e também está acima do IPCA do período, medido em 2,91%.
Os preços de produção estão altos e acabam chegando aos supermercados. Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), entre os fatores que influenciaram o aumento está a valorização do leite no campo, como consequência da paralisação dos caminhoneiros, pois o desabastecimento acirrou a concorrência no mercado de laticínios.
Fonte: Bahia Notícias