As vendas nos supermercados brasileiros subiram 1,92% no cálculo de janeiro a setembro deste ano, segundo informações do balanço da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado nesta terça-feira (30). O número foi comparado em relação ao mesmo período de 2017.
A pesquisa informou, ainda, que o crescimento das vendas de supermercados do País foi de 0,47% em setembro, em relação ao mesmo mês no ano passado. No entanto, se comparados agosto e setembro de 2018, o resultado é negativo e marca 0,05% de redução na venda de produtos.
Apesar dos bons resultados no quadro anual, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, João Sanzovo Neto, declarou que o movimento ainda está significativamente abaixo do que é esperado para o ano de 2018, que tem alta estimada em 2,53%.
Para ele, o resultado até o momento menor do que a projeção esperada se deve ao cenário de incertezas que o Brasil estava vivendo até a confirmação da votação do segundo turno das eleições 2018 , que aconteceu no último domingo (28). “Nos últimos meses, o consumidor se manteve receoso com o cenário econômico e político do país, a nossa perspectiva é que isso melhore gradativamente passadas as eleições”, ressaltou Neto, em nota.
Mesmo com aumento do preço da cesta básica, vendas nos supermercados subiram em 2018
Além das vendas nos supermercados , o preço da cesta básica do País subiu 0,39% no ano, ficando em R$ 460,29. O valor registrado anteriormente era de R$ 458,53. Entre os produtos atingidos pela alteração no preço da cesta, o arroz, o frango congelado, o queijo prato e a margarina cremosa foram os que sofreram as maiores elevações. Já os registros de baixa mais significativos alteraram para menos os valores da cebola, sabão em pó, da farinha de mandioca e da batata.
Fonte: Economia - iG