As vendas dos supermercados registraram crescimento real de 1,58% em outubro, na comparação com igual período do ano passado. Os dados, que descontam a inflação do período (medida pelo IPCA), foram divulgados pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras).
No acumulado dos dez primeiros meses do ano, a alta real de vendas foi de 1,9%. A variação nominal foi de 5,49% de janeiro a outubro e de 6,21% considerando apenas o desempenho do mês passado.
Em comunicado, João Sanzovo Neto, presidente da Abras, afirmou que o consumidor se manteve mais cauteloso em relação aos gastos, principalmente devido às incertezas do cenário econômico e político, antes das eleições presidenciais. "Após esse período, já percebemos que a confiança está voltando gradativamente, tanto para empresários, como vimos na pesquisa Abras/Gfk, quanto para os consumidores", acrescentou, na nota.
O levantamento que mede a confiança dos supermercadistas atingiu o patamar mais alto em outubro, desde que o levantamento começou a ser feito pela associação em parceria com a empresa de pesquisas GfK, em 2015. O índice de confiança registrou 57,7 pontos, numa escala de 0 a 100.
De acordo com a pesquisa, 65% dos entrevistados projetam uma melhora em seus negócios nos próximos seis meses. A perspectiva do novo governo em 2019 é apontada como uma das principais causas para essa avaliação.
Fonte: Valor Econômico