Até novembro os supermercados brasileiros registraram 3,76% de crescimento real - deflacionado pelo IPCA/IBGE, na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O resultado ultrapassa a meta inicial da entidade nacional, de 3%, anunciada em janeiro. No mês passado, o setor apresentou alta de 5,82% em relação a outubro, e crescimento de 6,39% comparado a novembro de 2018.
"As vendas de novembro foram impactadas pela Black Friday, que já se consolidou como uma das melhores datas do ano para o varejo supermercadista. Desde agosto, o setor vem registrando resultado acumulado superior à nossa projeção de crescimento para 2019, impulsionado pela liberação do FGTS/PIS Pasep, incentivo às promoções no varejo, como a Semana do Brasil, 13º salário, entre outras medidas. E em outubro e novembro, esse crescimento se acentuou ainda mais. Dezembro, tradicionalmente, é um dos melhores meses para os supermercados, por isso, já podemos afirmar que passaremos dos 3% de crescimento projetados pela ABRAS. A expectativa agora é se dará para chegarmos aos 4%, otimismo e trabalho não faltam. Um resultado que nos impulsiona a acreditar que o fantasma da crise, finalmente, ficou para trás", declara o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto.
Sanzovo destaca ainda, que o ano de 2019 foi muito positivo para os supermercadistas. "O governo federal tem mantido a tendência liberal e cumprido a promessa de preparar o Brasil para ser um país mais empreendedor. Conseguiu aprovar demandas de incentivo ao empresariado e a evolução do ambiente de negócio, como a MP 881 da Liberdade Econômica, que irá simplificar e desburocratizar as negociações, e a MP 905, do Programa Verde e Amarelo, de estimulo à criação de emprego, e que trouxe mais segurança jurídica para o setor de comércio e serviços. Avançamos nas reformas estruturais, principalmente com a aprovação da esperada Nova Previdência, que irá diminuir o crescente déficit fiscal que tanto tem impedido o desenvolvimento do Brasil. Além disso, as reformas tributária e administrativa já estão sendo debatidas no Congresso. Estamos entrando em 2020 com o pé direito."
A ABRAS irá divulgar os resultados do fechamento das vendas de 2019 no dia 12 de fevereiro de 2020, em coletiva de imprensa, às 11h30, na sede, em São Paulo, que contará com a presença do presidente João Sanzovo. Na oportunidade também será apresentada a projeção de crescimento do setor supermercadista para o novo ano, além de dados sobre comportamento do consumidor.
Abrasmercado
O Abrasmercado, indicador que analisa os preços dos 35 produtos mais consumidos no autosserviço, registrou alta de 2,38% em novembro, passando de R$ 471,92 para R$ 483,15. O resultado, de acordo com a GfK, responsável pela apuração, foi impactado pelo valor da carne. No acumulado dos 12 meses (novembro 2018/novembro 2019), o valor da cesta apresentou crescimento de 4,70%. Os produtos com maior variação positiva foram: carne traseiro, 15,42%, carne dianteiro, 8,24%, feijão, 5,68%, e pernil, 3,35%. As maiores quedas nos preços registradas pelo indicador estão nos itens: biscoito cream cracker, -33,60%, biscoito maisena, -31,35%, cebola, -20,21%, batata, -17,46%.
Regiões
Em novembro, todas as regiões brasileiras apresentaram crescimento nas vendas. A maior alta foi observada na Região Norte, 3,92%, atingindo o valor de R$ 528,58, seguida da Região Centro-Oeste, 3,38%, que registrou R$ 457,45 no preço da cesta (veja mais detalhes na apresentação do link abaixo). Confira o histórico do indicador Abrasmercado na tabela:
*Abrasmercado não é a cesta básica, mas, sim, uma cesta composta por 35 produtos mais consumidos nos supermercados: alimentos, incluindo cerveja e refrigerante, higiene, beleza e limpeza doméstica.
Clique aqui e confira a apresentação na íntegra.
Comunicação ABRAS