O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, participou na manhã desta sexta-feira (29), do GS Talks, encontro virtual promovido pela GS Ciência de Consumo sobre os desafios da Covid-19 e as tendências do varejo pós-pandemia. Também participaram o diretor sênior de Reabastecimento do Walmart Canadá, Rui Cunha, e o CEO da GS, Fernando Gibotti.
Gibotti abriu as apresentações fazendo um paralelo com a gripe espanhola, de 1918, e os impactos psicológicos semelhantes gerados pela covid-19 na população. E detalhou as fases vividas pela sociedade desde o início da pandemia:
- Desconfiança, na qual as pessoas começaram a achar que algo estava errado;
- Sobrevivência, que gerou a necessidade de pesquisar sobre a doença, e o medo em relação ao patrimônio financeiro;
- Segurança, quando a sociedade começa a buscar formas de adaptação, até o retorno à normalidade cotidiana.
Desafios
João Sanzovo falou da importância dos supermercados neste momento e do esforço para manter o abastecimento da população normalizado desde o início da pandemia. E da responsabilidade das atividades essenciais no desenvolvimento de protocolos de prevenção da covid-19 para garantir a segurança dos colaboradores e clientes.
Rui Cunha destacou a forte dependência do Canadá na importação como uma das principais diferenças entre o Brasil, que gerou grandes desafios no abastecimento, ocasionando até a diminuição da oferta de alguns produtos na lojas no início da pandemia no país.
Tendências
Dentre as principais mudanças no comportamento de consumo da população geradas pela pandemia, de acordo com o presidente João Sanzovo, estão as medidas de proteção, compras maiores e focadas em produtos básicos e de higiene e limpeza doméstica, além do aumento no consumo de itens que antes eram mais consumidos no final de semana, como pipoca e massa para bolos.
No caso do Canadá, Cunha incluiu ainda itens de informática para o trabalho home office, e produtos de ginástica para se exercitar em casa. Ele disse que embora o país já esteja retomando as atividades econômicas, as tendências no momento não se diferem muito do Brasil, principalmente na necessidade do consumidor se sentir seguro dentro da loja para efetuar suas compras.
Os participantes destacaram ainda o crescimento das compras online e o trabalho home office como tendências mundiais que devem continuam mesmo após a pandemia.
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Comunicação ABRAS