Evento do RAMA debate boas práticas na cadeia produtiva e a conscientização do consumidor

Leia em 6min

O evento do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) da Associação Brasileira de Supermercados realizado nesta segunda-feira (26), na Convenção ABRAS virtual, trouxe especialistas para debater a importância das boas práticas na cadeia produtiva de alimentos e a necessidade da conscientização do consumidor sobre a relevância em adquirir produtos de qualidade e rastreados.

 

Os trabalhos do RAMA foram elogiados pelo presidente João Sanzovo Neto na abertura do evento. "O programa é um grande orgulho para nós. Lançado em 2012, com o apoio do Mapa e da Anvisa, tem o principal objetivo de controlar o uso de defensivos agrícolas nas frutas, legumes e verduras (FLV) vendidos nos supermercados do país. E já é referência no que se refere à segurança do alimento", destacou.

 

Sanzovo falou ainda que a produção de FLV está passando por uma profunda transformação, com novas regras e leis, e que a melhor maneira de lidar com essa realidade é conscientizar toda a cadeia sobre a relevância de um trabalho colaborativo entre produtores e varejo. "Melhorar a qualidade das frutas, legumes e verduras comercializados no Brasil é uma tarefa que precisa ser compartilhada. A integração é fundamental quando falamos em boas práticas na produção de alimentos. Nós, da ABRAS, trabalhamos por um setor supermercadista mais forte, mais transparente e sustentável. Para que todos os produtos comercializados nas quase 90 mil lojas espalhadas pelo país tenham as melhores referências em qualidade", disse o presidente.

 

O coordenador do RAMA e superintendente da ABRAS, Marcio Milan, ressaltou a importância do trabalho de disseminação das boas práticas agrícolas proporcionado pelo programa, baseado nos três pilares básicos da ABRAS: comunicação, educação e transparência. "O Rama é um programa voluntário, colaborativo, e atua na conscientização de cada elo da cadeia, de produtores a consumidores."

 

Referência no agronegócio brasileiro, o professor José Luiz Tejon foi um dos palestrantes do evento. Na oportunidade falou da significativa jornada iniciada pelo RAMA desde 2012, e disse que vê no setor supermercadista uma grande oportunidade para atuar na educação colaborativa de produtores, colaboradores e consumidores. "A comunicação no ponto de venda é fundamental, queremos transformar o setor supermercadista em ponto de educação do consumidor, da nutrição, e da saúde humana."

 

Tejon fez ainda a apresentação da nova comunicação do RAMA, elaborada em parceria com a ABRAS, que será disponibilizada em breve para o setor. "Desenvolvemos materiais para mostrar a importância do RAMA no ponto de venda, que destaca a diferença de um produtor inserido no programa e a relevância do consumidor consciente."

 

A representante da Produce Marketing Association (PMA) no Brasil, Valeska de Oliveira Ciré, comentou em sua participação o aumento no consumo de frutas, legumes e verduras gerado pela pandemia, e falou da necessidade de adequação da venda de FLV no e-commerce. Dentre as tendências do mercado de consumo citadas pela executiva para os próximos meses estão a busca por hábitos saudáveis, impulsionada pela alimentação dentro do lar, além da importância da qualificação e inclusão na indústria de FLV, e da valorização do propósito da empresa para gerar engajamento.

 

Painéis

 

O diretor executivo da Paripassu, empresa gestora do programa, Giampaolo Buso, foi moderador do painel Mulheres do Rama, que contou com as presenças da gerente de Segurança Alimentar e Qualidade do Carrefour, Julia Carlini, da coordenadora de Segurança de Alimentos da Coop, Débora Consenza, e da assessora de Comunicação da Associação Sergipana de Supermercados (ASES), Emilly Moura. Na ocasião as convidadas citaram a fácil gestão do programa RAMA, e debateram os desafios que o setor supermercadista encontra para garantir um alimento seguro, um trabalho que segundo as convidadas deve envolver toda a cadeia de produção. Elas também consideraram a comunicação mais simplificada e clara sobre a rastreabilidade no ponto de venda como fundamental no processo de conscientização do consumidor.

 

O superintendente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Carlos Correa, moderou o último painel do evento, denominado Rastreabilidade Colaborativa e o Consumidor, que contou com a participação da superintendente do Ministério da Agricultura (Mapa), Andréa Moura, e da promotora de Justiça, Ana Beatriz Frontini.
Ana Beatriz reforçou a necessidade de envolvimento de todos os setores da cadeia produtiva para garantir alimentos seguros, e destacou a necessidade de conscientizar os consumidores para exigirem produtos rastreados nas lojas. Ana lembrou ainda do Código de Defesa do Consumidor, que completou recentemente 30 anos de existência, com a garantia do direito dos consumidores de adquirir produtos seguros.

 

Andreia Moura falou do programa do Mapa no controle de resíduos e contaminantes químicos e biológicos. E do desafio de se trabalhar a capacitação dos produtores, considerando as realidades diferentes de cada fornecedor, destacando que a grande maioria é proveniente da agricultura familiar. Elogiou os avanços do Brasil na implantação da rastreabilidade, e citou o RAMA como uma ótima ferramenta, que soma esforços dos órgãos oficiais para segurança do consumidor, e colocou o Mapa à disposição da ABRAS e da APAS no trabalho de oferecer mais segurança em relação aos produtos vegetais.

 

Balanço

 

Durante o evento foi divulgado o Balanço do Programa RAMA, que rastreou no ano passado 1,9 milhão de toneladas de FLV ante 1,4 milhão de toneladas em 2018. Atuante em 10 estados brasileiros, o RAMA está presente em 264 municípios, com 948 fornecedores. Já soma 832 visitas realizadas, 1.300 treinamentos, e 6,5 mil atendimentos.

 

Premiação RAMA

 

Durante o evento do RAMA aconteceu a premiação de empresas que são referência no programa, com base na qualidade do processo de rastreabilidade, conformidade de análise de resíduos analisados e resultados conjuntos com os fornecedores.

 

O evento do RAMA na Convenção ABRAS 2020 contou com os patrocínios especiais das empresas: Bayer, Benafrutti, HBS, Paripassu, PMA, Rio Bonito, My Sweet Salad, e Trebeschi.

 

Veja mais sobre o RAMA.


Veja a programação do evento.



Patrocinadores

 

A 54ª edição da Convenção ABRAS acontece até amanhã, 28/10. O evento conta com grandes empresas patrocinadoras:
Diamante: Ambev, Coca-Cola, GS1 Brasil, SRE - Super Rio Expofood e Unilever.
Prata: Alelo e Simplus
Apoio: Latam

 

Expositor Premium: Consinco by Totvs.

Expositores: Figueira da Costa, GfK, Kantar, Luminae, Infoprice, Nielsen, PBR, RP Info, Recours - Influence, RTC Brasil, Siga Cred e Top Sistemas.



A cobertura completa da Convenção ABRAS 2020 estará disponível na edição de novembro da revista SuperHiper.

 

Comunicação ABRAS

 

 


Veja também

Maestro João Carlos Martins é homenageado na Convenção ABRAS

Maestro João Carlos Martins   Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto   ...

Veja mais
Abertura da Convenção ABRAS virtual recebe políticos e empresários

Presidente João Sanzovo, Secretária Juliana Domingues, presidente George Pinheiro e Ministro Rogé...

Veja mais
Presidente da ABRAS participa da abertura da Exposuper On-line

     Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto Presidente da ...

Veja mais
Vendas dos supermercados acumulam alta de 3,94%

Até agosto os supermercados brasileiros acumularam crescimento real (deflacionado pelo IPCA/IBGE) de 3,94% na com...

Veja mais
Confira a programação da Convenção ABRAS 2020

Dia 26 de outubro Dia 27 de outubro   28 de outubro...

Veja mais
Grandes palestrantes confirmaram presença na Convenção ABRAS virtual

...

Veja mais
54ª edição da Convenção ABRAS acontece em outubro e será totalmente virtual

Em breve divulgaremos a programação.  ...

Veja mais
ABRAS e DOVE iniciam inscrições para o Prêmio Mulheres que inspiram no varejo

Clique aqui para acessar o link e fazer a indicação/inscrições  ...

Veja mais
7ª edição da live Campeões do Ranking ABRAS reuniu executivos das redes Líder e CSD

      Após uma breve pausa, a live Campeões ...

Veja mais