Fátima afirma que para maximizar resultados é crucial colocar consumidores e shoppers no centro das decisões dos supermercados. "Entender o cliente, as suas necessidades e os novos valores passaram a ser cruciais para o sucesso de um negócio".
O consumidor assume um papel de protagonista do varejo, que se reinventa e se adapta conforme a necessidade dos seus clientes. Mais do que apenas vender produtos, os supermercados precisam entregar soluções às necessidades de seus clientes, tornando-se pontos de experiências.
Segundo a palestrante, um novo fator de escolha do consumidor que passa a ser mais forte é o alinhamento da marca com os seus valores, com propósitos claros de responsabilidade social e ambiental. Além da escolha do estabelecimento, o cliente possui um processo mental para a escolha de um produto no supermercado. Para facilitar essas escolhas, a loja deve ter uma estratégia de Gerenciamento de Categoria que reflita esta hierarquia (árvore de decisão do cliente).
"A maneira com que as pessoas compram produtos em um supermercado é muito particular. Diferentes shoppers, diferentes necessidades e um processo de escolha específico para as diferentes necessidades", explica.
Para comprar itens de primeira necessidade, como arroz e feijão, o consumidor costuma levar em conta menos atributos para a escolha do produto e o preço passa a ser um fator decisivo. Já em outras categorias, atributos como tipo, sabores, fragrâncias, marcas e embalagens são levados em conta.
Tudo isso interfere na escolha do mix e na organização dos produtos nas gôndolas, que passam a ser realizadas com o objetivo de criar soluções efetivas para os clientes. "Esta questão de entregar soluções já era importante, mas ganha ainda mais relevância no cenário atual, pois os clientes querem uma compra rápida, prática e resolutiva, ele quer entrar e sair rapidamente e agora com segurança, até pelo medo do contágio", conclui a especialista.
Mercosuper Digital
Neste ano, a Mercosuper será 100% digital, realizada em uma plataforma desenvolvida para proporcionar uma experiência real aos expositores, congressistas e visitantes, que poderão interagir em um ambiente virtual e totalmente imersivo.
Para ficar o mais semelhante possível com a tradicional Mercosuper física, a versão digital terá um hall de entrada, espaço para credenciamento e um mapa da feira para facilitar a navegabilidade.
Na área dos estandes, a feira irá reunir diversas indústrias e fornecedores de serviços. Para fazer uma visita, basta clicar no estande da empresa. Lá, é possível conhecer os principais lançamentos do mercado e os demais produtos e serviços de cada um. Também é possível agendar reuniões, concretizar negócios e interagir com os representantes, que estarão à disposição dos varejistas visitantes para apresentar as condições especiais trazidas exclusivamente para a feira.
A Mercosuper Digital também terá uma vasta programação de palestras, fóruns e painéis. Um dos maiores diferenciais é que esta programação será ao vivo, o que será essencial para a sensação de imersão e para a interatividade entre os participantes. O evento acontece nos dias 18 e 19 de novembro no portal virtual mercosuper.digital. As inscrições já estão abertas e são gratuitas.
Inscrições
Os interessados em participar da Mercosuper Digital já podem realizar a inscrição no portal virtual mercosuper.digital. A inscrição é gratuita e simples. Caso já tenha participado de alguma edição anterior do evento, o sistema já terá alguns dados do participante, então, basta incluir as informações que faltam. Se for a primeira vez no evento, basta preencher os campos necessários para finalizar a inscrição. Após este processo, o participante deve inserir as informações de acesso ao evento, como login e senha.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Mercosuper