O vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Antônio Cesa Longo, esteve ontem (6) com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e com o deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL-RS), no município de Canela (RS). Na oportunidade eles conversaram sobre um projeto, ainda em estudo pelo setor supermercadista, de logística reversa de medicamentos nos supermercados.
O ministro, que estava no Rio Grande do Sul para a assinatura da autorização de publicação do edital de concessão da Floresta Nacional de Canela, reforçou na conversa com Antônio Longo, que é também presidente da Associação Gaúcha de Supermercado (AGAS), a relevância do setor supermercadista para a população.
A ideia em estudo pela ABRAS é atuar em parceria com o governo federal na conscientização sobre a importância da responsabilidade compartilhada no descarte de resíduos sólidos, ou seja, de cada elo da cadeia – do produtor ao consumidor final. Todos os dias cerca de 28 milhões de consumidores passam, diariamente, pelos supermercados brasileiros.
A ABRAS sempre participou das discussões de implantação da Logística Reversa no País, principal instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), uma diretriz ampla sobre gestão de resíduos do setor empresarial e destinação final ambientalmente adequada.
Comunicação ABRAS