Carrefour revitaliza lojas em Manaus com projeto 3.0

Leia em 6min 10s

Para aprimorar a experiência do cliente, grupo investiu R$ 10 milhões na modernização das unidades e ampliação das áreas de produtos regionais

 

Neste mês, o grupo Carrefour Brasil concluiu a revitalização dos quatro hipermercados Carrefour em Manaus, que contou com um investimento de R$ 10 milhões e a contratação de fornecedores locais para a execução das obras.

 

As reformas contribuirão para uma melhor experiência de compra dos clientes, por meio do aumento de categorias e sortimentos oferecidos, além da ampliação dos espaços dedicados a produtos regionais.

 

A revitalização inclui também a modernização de toda a comunicação visual das lojas e está ligada ao projeto "Nova Geração 3.0 - Retrofit", do Carrefour Property, braço imobiliário do Grupo.

 

Com as ações empreendidas, o grupo Carrefour Brasil busca fortalecer também o Act for Food, compromisso global da companhia que busca influenciar a mudança de hábitos alimentares dos consumidores, ampliando a oferta de produtos frescos, saudáveis e acessíveis em lojas, ao mesmo tempo que valoriza as regionalidades.

 

Dentre as principais ações realizadas nesse sentido estão a instalação dos Espaços Saudáveis - corredores que concentram a oferta de alimentos com tais características nos hipermercados-, além de ações de combate ao desperdício que movimentam todo o ecossistema e cadeia comercial da companhia.

 

"Apesar do cenário desafiador dos últimos dois anos, com a pandemia em todo o mundo, conseguimos empreender nos últimos meses esse grandioso processo de renovação das quatro lojas do Carrefour em Manaus, que vai tornar a experiência de compra de nossos clientes ainda melhor", explica Stéphane Engelhard, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil. "Manaus é uma cidade extremamente importante para os nossos negócios. Por isso, estamos sempre trabalhando para fortalecer ainda mais as nossas parcerias com fornecedores da região".

 

Na capital do Amazonas, a companhia inaugurou sua primeira unidade do Carrefour no ano de 1998, em um momento de expansão de seus negócios para o norte do país. Já a primeira loja do Atacadão veio 15 anos depois, trazendo uma nova opção de compra para os clientes da cidade. Hoje, a companhia conta com quatro hipermercados do Carrefour e cinco unidades do Atacadão em Manaus, sendo que duas delas foram inauguradas neste ano.

 

Ao todo, o grupo Carrefour Brasil gera quase 2.400 empregos na cidade, entre diretos e indiretos, além de movimentar uma ampla cadeia de produção em toda a região. Atualmente, o Carrefour conta com mais de cem fornecedores alimentares no Amazonas, que oferecem cerca de mil produtos diretamente às unidades da rede. Ao mesmo tempo, a companhia possibilita que os produtos típicos do Amazonas sejam levados a outras regiões do país, por meio de seu ecossistema que atinge todos os estados e o Distrito Federal.

 

Nesse sentido, a empresa desenvolve um importante trabalho voltado para a aproximação e o fortalecimento de pequenos produtores e fornecedores locais. Em nível nacional, o Carrefour conta hoje com mais de nove mil produtos de quase mil fornecedores, graças a um cuidadoso trabalho realizado por uma robusta estrutura interna, formada por sete células regionais que reúnem mais de 90 colaboradores.

 

"Entendemos que valorizar a produção local faz com que a economia da região seja fortalecida e, para isso, realizamos uma série de mudanças em nossos processos internos, a fim de facilitar a entrada e comercialização desses produtos em nossas lojas. Também criamos uma incubadora interna para a acelerar o cadastramento de pequenos produtores e fechamos parceria com duas startups, a Muda Meu Mundo e a Local.e, para nos apoiar nesse projeto", explica Engelhard.

 

No final do mês de outubro, em um evento online que reuniu milhares de fornecedores da rede, o Carrefour anunciou novas condições de contratos para pequenos fornecedores. As mudanças realizadas englobam prazo de pagamento acelerado, processo de cadastramento simplificado, facilidades no processo logístico, com a retirada de algumas taxas, e melhores negociações nos contratos comerciais.

 

Projeto Nova Geração 3.0 - Retrofit

 

A revitalização das lojas do Carrefour, em Manaus, faz parte de um projeto mais amplo executado pelo Carrefour Property, braço imobiliário do Grupo Carrefour. O "Nova Geração 3.0 - Retrofit" nasceu em 2010 com a Nova Geração 1.0, sendo que a cada atualização do mercado, seja em conceito de exposição ou nova tendência, há a readequação das lojas e galerias. O programa envolve uma ação contínua, que tem como objetivo implantar novos conceitos do Alimentar e Não Alimentar, atender as necessidades dos clientes, criando um diferencial em relação a concorrência e elevar os hipermercados a outro patamar de vendas.

 

Cada loja recebe um tipo de intervenção diferente de acordo com sua situação atual, mas o objetivo é que o cliente que visita as unidades da rede, seja em Manaus ou Porto Alegre, tenha acesso a mesma estrutura e disposição das lojas e que sejam padronizadas com a mesma identidade visual, ainda que mantendo as singularidades de cada região. Todas as reformas também levam em conta a sustentabilidade, com a substituição de aparelhos que possam ser prejudiciais ao meio ambiente e troca de luminárias comuns por LED, além da implementação de novos espaços, como os Espaços Saudáveis, Monte seu Bar, Espaço Casa e outros setores. Além disso, parceiros e fornecedores também são orientados a seguir diretrizes que respeitem essa temática.

 

Sobre o Grupo Carrefour Brasil

 

Há mais de 46 anos no país, o grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias.

 

Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 721 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 74,8 bilhões em 2020 e mais de 95 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3).

 

Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 13 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2020, a receita global da companhia totalizou € 78,6 bilhões.

 

Fonte: SuperHiper

 


Veja também

Cooperja inaugura supermercado no Rio Grande do Sul

Abertura acontece no momento em que a cooperativa bateu recorde de faturamento   O município de Três...

Veja mais
Cidade gaúcha recebe dois novos atacarejos em 2022

Redes regionais já se preparam para atender a população superior a 130 mil habitantes   O an...

Veja mais
Assaí expande os negócios em Pernambuco

Nova sede regional e segunda loja na capital acabam de ser inauguradas e vem mais por aí   O Assaí ...

Veja mais
Rede capixaba quer crescer 60% em 2022

Plano agressivo de expansão do grupo Carone prevê o lançamento de atacarejos no Espírito Sant...

Veja mais
Asun expande os negócios em 2021

Rede gaúcha amplia número de lojas e estreia unidade com 14 checkouts   O Asun Supermercados expand...

Veja mais
Rede conclui adequação à LGPD

Comitê gestor viabilizou a completa integração da nova legislação a todos os setores ...

Veja mais
GPA é líder disparado em redução de emissão de carbono

Fato acontece dentro do setor de Varejo de Alimentos, onde o grupo busca cumprir suas metas à médio prazo ...

Veja mais
Varejo americano amplia aposta em robôs

Empresas como Walmart, Target, Albertsons, Kroger e Amazon automatizam Centros de Distribuição para aument...

Veja mais
Maior atacarejo do Brasil comemora abertura da loja nº 250

Estratégia assertiva do grupo Carrefour Brasil alimenta um robusto plano de expansão a curto prazo  ...

Veja mais